Desenvolvimento

Shopee escolhe Alagoas para projeto pioneiro e instala centro de distribuição em Arapiraca

Parceria anunciada por Júlio Cezar vai treinar artesãos alagoanos e impulsionar o artesanato local com alcance internacional

Por 7Segundos 27/10/2025 18h06 - Atualizado em 27/10/2025 18h06
Shopee escolhe Alagoas para projeto pioneiro e instala centro de distribuição em Arapiraca
Secretário Júlio Cezar anuncia parceria inédita entre o Governo de Alagoas e a Shopee durante entrevista ao Na Mira Cast - Foto: Reprodução/Na Mira Cast

O secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cezar, anunciou uma parceria inédita entre o Governo de Alagoas e a Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo. O anúncio foi feito ao radialista Ângelo Farias, durante entrevista ao Na Mira Cast, onde Júlio revelou que o projeto vai colocar o artesanato alagoano na vitrine global do comércio eletrônico.

Segundo Júlio Cezar, a Shopee vai realizar um case pioneiro com o artesanato de Alagoas, oferecendo treinamento gratuito aos artesãos cadastrados no programa “Alagoas Feita à Mão”. A plataforma vai ensinar como tirar boas fotos, escrever descrições atrativas, precificar e vender produtos, além de orientar sobre embalagem e envio.

“A Shopee vai usar toda a sua plataforma gratuita para capacitar nossos artesãos. Embalou o produto? A Shopee busca, entrega e leva para qualquer lugar do mundo”, explicou o secretário.

Durante a entrevista, o secretário também destacou que a empresa vai instalar um grande hub de distribuição em Arapiraca, o primeiro do tipo em Alagoas. O centro logístico vai permitir entregas no mesmo dia da compra, graças à posição estratégica da cidade no coração do estado.

A Shopee, empresa de origem singapurense e com sede nacional em São Paulo, conta com mais de 80 milhões de clientes no Brasil. Representantes da companhia já estiveram em Alagoas em reunião com o governador Paulo Dantas, quando foi confirmado o investimento no hub arapiraquense.

Além de fortalecer o comércio eletrônico local, a chegada da Shopee deve gerar uma ampla rede de empregos indiretos.

O secretário destacou ainda que a parceria vai valorizar o trabalho dos artesãos alagoanos, ampliando o alcance e o valor das peças produzidas.

“Isso vai ajudar muito o nosso artesão a mostrar o que faz, vender mais e agregar valor às peças. É um passo importante para colocar o artesanato de Alagoas no mundo”, concluiu.