Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Estado foi o que mais reduziu a insegurança alimentar no Brasil
O estado de Alagoas foi destaque nacional ao ser premiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome. O meu resultado final da premiação foi divulgado na última quinta-feira (6), em reconhecimento aos avanços e às boas práticas de estados e municípios na promoção da segurança alimentar e nutricional e na redução da fome no país.
Alagoas foi o estado que mais reduziu a insegurança alimentar grave no Brasil entre 2022 e 2024, segundo dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), do IBGE. Com isso, conquistou o 1º lugar na Região Nordeste na categoria “Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e no Distrito Federal”.
Além de Alagoas, também foram premiados os estados de Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, um por cada região do país.

De acordo com o MDS, o prêmio reconhece e estimula a inovação em políticas públicas voltadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), reforçando o compromisso com a inclusão social, a dignidade e a superação da fome, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade.
Em Alagoas, o resultado é fruto de um conjunto de políticas públicas estruturadas para garantir comida no prato das famílias mais vulneráveis. Entre as principais iniciativas estão os Restaurantes Populares, que oferecem refeições balanceadas e nutritivas a preços simbólicos em diversas regiões do estado; o Programa Alagoas Sem Fome, que coordena ações intersetoriais de combate à insegurança alimentar; o Leite do Coração, que distribui leite a gestantes, nutrizes e crianças; e o Cartão Cria, que assegura transferência de renda para famílias com crianças de até seis anos.

“Esse reconhecimento é o néresultado de um trabalho integrado entre o Governo de Alagoas, os municípios e a sociedade civil, que têm atuado de forma coordenada para garantir comida no prato e dignidade para as famílias alagoanas”, destacou Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.
O Prêmio Brasil Sem Fome integra o Plano Brasil Sem Fome, política do Governo Federal voltada à erradicação da fome e à redução das desigualdades. Ao todo, 40 premiações foram concedidas a estados, municípios e ao Distrito Federal em três categorias principais: Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional; Bom Funcionamento das Instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.
Últimas notícias
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381, em Minas Gerais
Quadra chuvosa começa com previsão de chuvas intensas em Alagoas
Abertura de comportas da usina de Xingó impressiona moradores no Sertão
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
