Casa do Empreendedor de Penedo é alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (9)
A equipe da Guarda Municipal adentrou o espaço e verificou que nenhum equipamento ou mobiliário foi furtado, caracterizando, até o momento, o ato como vandalismo puro
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN), lamenta e repudia o ato de vandalismo registrado na Casa do Empreendedor José Carlos Dalles, localizada no centro histórico da cidade.
O incidente ocorreu na madrugada deste domingo (9). Segundo informações repassadas pelo Chefe da Guarda Patrimonial Municipal, Oliveira, durante o patrulhamento de rotina os guardas identificaram a porta de vidro principal destruída, indício de que o local foi alvo de depredação.
“Aparentemente não foi levado nada, só o vidro que foi estraçalhado. Já está com o guarda aqui aguardando o responsável pela Casa para as providências cabíveis”, afirmou Oliveira.
A equipe da Guarda Municipal adentrou o espaço e verificou que nenhum equipamento ou mobiliário foi furtado, caracterizando, até o momento, o ato como vandalismo puro. A guarnição permanece no local, garantindo a proteção do patrimônio público até a chegada da equipe da SEDECIN, que fará uma avaliação detalhada dos danos.
Inaugurada em 19 de agosto de 2025, a Casa do Empreendedor tem como missão fomentar o desenvolvimento econômico local, oferecendo suporte a microempreendedores, espaço de coworking, capacitações e um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal.
A Prefeitura de Penedo já acionou o sistema de monitoramento do programa Penedo Seguro, que possui câmeras nas imediações e poderá auxiliar na identificação dos responsáveis pelo crime.
Valorização do patrimônio público
A gestão municipal reforça que a Casa do Empreendedor é um símbolo da política de Inovação e Crescimento, voltada à geração de oportunidades e fortalecimento dos negócios locais. Danificar um bem público é um ato que prejudica toda a coletividade, atrasando o trabalho voltado ao desenvolvimento da cidade.
Na última sexta-feira (7), há poucos metros da Casa do Empreendedor, a Prefeitura de Penedo também registrou outro ato de depredação: um contêiner de lixo público foi completamente danificado, evidenciando mais um episódio de vandalismo contra o patrimônio municipal. A situação reforça a necessidade de conscientização e respeito aos bens coletivos, que são adquiridos com recursos de toda a população e têm como objetivo manter a cidade mais limpa, organizada e acolhedora.
Apelo à população
A Prefeitura pede o apoio da população para denunciar atos de vandalismo através dos canais oficiais ou diretamente à Guarda Municipal. Preservar os espaços públicos é um dever de todos e um ato de cidadania.
De acordo com o Código Penal Brasileiro (art. 163), causar dano a patrimônio público é crime, sujeito a detenção e multa, podendo se agravar conforme a extensão dos prejuízos.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
