Mostra de Cinema Infantil abre cortinas para os pequenos espectadores
Crianças vivenciam o cinema e aprendem sobre arte e cidadania no Circuito Penedo de Cinema
O segundo dia do Circuito Penedo de Cinema começou com a 15ª Mostra de Cinema Infantil, que lotou o Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto logo às 8h da manhã. Estudantes de várias escolas assistiram a seis curtas-metragens que abordaram temas como cultura, meio ambiente, amizade e respeito, entre eles Min e as Mãozinhas em: Olhe lá, Iara! e A Loja de Porcelanas.
A animação ficou por conta da Cia Flor do Sertão, grupo de teatro infantil que encantou as crianças com músicas e brincadeiras antes das sessões e nos intervalos. Entre os filmes exibidos, também estavam Quando as Ondas do Mar Desligam, Pioinc, “Zé Lins e o Cangaceiro e Tsuro.

A professora Lucilene, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, contou que os alunos aguardam o evento com entusiasmo desde o primeiro convite. “Todos os eventos ligados à cultura nós participamos e levamos os estudantes para vivenciar a diversidade cultural da nossa cidade”, destacou.
O aprendizado também segue para além das paredes do Centro de Convenções. Segundo a professora, os debates sobre os filmes continuam na sala de aula. “Nós exploramos os filmes que eles assistem aqui. Os alunos mais velhos transformam o aprendizado em texto, e os mais novos, em desenhos. Dessa forma, eles aprendem a refletir sobre o que assistem e desenvolvem o senso crítico”, explicou.
Para Lucilene, experiências como essa são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. “Tudo que envolve arte promove desenvolvimento. O cinema também é um gênero textual, e é importante que as crianças do ensino fundamental tenham acesso a ele. Mesmo em uma cidade do interior, elas merecem esse privilégio”, afirmou.
A mostra também desperta a criatividade e a capacidade de interpretação das crianças, como destaca Milena Pereira, auxiliar de sala da Escola Arlindo. “Essas atividades ajudam os pequenos a compreender, desde cedo, o valor da cultura local e da nossa cidade histórica”, observou.
.jpeg)
Lucilene reforça a importância de pensar em uma programação voltada ao público infantil. “Quando uma cidade não oferece atrações para as crianças, é como se faltasse o próprio espetáculo. É na infância que formamos o cidadão que, no futuro, vai gostar de consumir cultura. Se as crianças não vivenciarem isso agora, dificilmente irão valorizar depois”, ressaltou.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA, e apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.
Últimas notícias
Edição 2025 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza mais de 4 mil de estudantes em Arapiraca
Arapiraca vai ganhar duas novas vias para interligar três bairros da cidade
Estudo mercadológico da Seturec aponta novos setores que fortalecem a economia de Penedo
Nasce 'Bebê Prefeita' da Semana do Bebê de Palmeira dos Índios: Amora recebeu visita da prefeita Tia Júlia
Natal de Maceió terá árvores nos bairros, túnel luminoso, presépios e vilas temáticas
Homem é flagrado debaixo de ônibus em movimento na orla de Jatiúca e se declara: 'Jennifer, eu te amo'
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
