Após grande expectativa, Ronda no Bairro será implantado em Arapiraca; veja quando
Segunda maior cidade de Alagoas aguarda há mais de sete anos pelo programa de prevenção à violência
O governador Paulo Dantas anunciou, durante evento em Rio Largo, que a inauguração do Programa Ronda no Bairro em Arapiraca está prevista para fevereiro de 2026. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e reacende as expectativas em torno da chegada do programa à segunda maior cidade de Alagoas.
O anúncio representa um avanço importante em um processo aguardado há mais de sete anos pela população arapiraquense. Criado em 2018, o Ronda no Bairro tem como propósito fortalecer a segurança comunitária, aproximando as forças policiais da população por meio do patrulhamento preventivo, da mediação de conflitos e de ações sociais.
O tema voltou a ganhar força nas últimas semanas, após a Comissão de Administração, Relação do Trabalho, Assuntos Municipais e Defesa do Consumidor e Contribuinte da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) emitir parecer favorável ao Projeto de Lei nº 927/2024, que prevê a ampliação da atuação do programa para o Agreste, incluindo Arapiraca.

A cidade já conta com parte da estrutura necessária para a instalação. O prédio localizado no bairro Itapoã, onde antes funcionava a SMTT, foi reformado pelo Governo do Estado para abrigar não apenas a base do Ronda no Bairro, mas também a Rede Acolhe e a Casa de Direitos — iniciativas integradas ao projeto de descentralização das políticas públicas de prevenção à violência.
Em 2024, a então secretária Paloma Tojal havia sinalizado a possibilidade de inauguração até julho de 2025, prazo que acabou sendo reavaliado. No mesmo período, o governo ampliou o alcance do programa para outras regiões, como a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, onde uma nova base foi inaugurada em agosto deste ano.
Desde 2018, lideranças políticas e empresariais de Arapiraca vêm defendendo a implantação do programa na cidade. Naquele ano, os vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique chegaram a solicitar ao então governador Renan Filho que o município fosse o primeiro do interior a receber o Ronda no Bairro.
Com a nova previsão anunciada pelo governador Paulo Dantas, a expectativa é de que a instalação da base em Arapiraca finalmente se torne realidade, ampliando a presença do programa no interior e fortalecendo o compromisso do Governo de Alagoas com a interiorização das ações de segurança pública e de promoção da cidadania.
Últimas notícias
Homem sofre tentativa de homicídio no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
Filhote de beija-flor cria laço com jornalista e cenas encantam a web
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
