Arapiraca dá início à construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente
Ações foram iniciadas com a realização do Pré-Fórum do Selo Unicef nesta semana
Arapiraca deu início à construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2026/2028. Por meio de uma mobilização entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura se une à Coordenação Municipal do Selo Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e instituições da sociedade civil organizada para fortalecer as políticas voltadas à infância e juventude do município.
Nesta etapa inicial, foi realizado o Pré-Fórum e a Plenária preparatória para o 1º Fórum Comunitário, que acontecerá no dia 3 de dezembro, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba. Os encontros reuniram profissionais, gestores e lideranças para discutir estratégias e ampliar o diálogo sobre as ações que serão realizadas.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Patrícia Araújo, destacou a relevância do processo e o envolvimento de diferentes setores na construção do plano. Segundo ela, os debates têm como foco a elaboração de políticas públicas e sociais voltadas à garantia dos direitos de jovens no município, políticas que promovam mais oportunidades, segurança e qualidade de vida para crianças e adolescentes do município.
“Quero parabenizar a visão estratégica do prefeito Luciano Barbosa, pois ao fazer a adesão, toda a gestão municipal intensificará o trabalho para melhorar indicadores de saúde, educação e assistência social, buscando reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social e a cidadania das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o presidente da Comissão Intersetorial pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do Selo UNICEF, Radamés Pereira.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade. Através da decisão do prefeito, o município de Arapiraca aderiu ao selo na edição 2025-2028.
O Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente segue em desenvolvimento e contará com novas rodadas de discussões e construção coletiva até sua consolidação final. O trabalho será colaborativo e envolverá todas as etapas de planejamento e elaboração de propostas para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes.
Últimas notícias
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Davi Brito, campeão do BBB24, curte férias em Alagoas: 'o Caribe brasileiro é aqui'
Motociclista fica ferido após colisão com viatura na região central de Igreja Nova
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
