Arapiraca dá início à construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente
Ações foram iniciadas com a realização do Pré-Fórum do Selo Unicef nesta semana
Arapiraca deu início à construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2026/2028. Por meio de uma mobilização entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura se une à Coordenação Municipal do Selo Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e instituições da sociedade civil organizada para fortalecer as políticas voltadas à infância e juventude do município.
Nesta etapa inicial, foi realizado o Pré-Fórum e a Plenária preparatória para o 1º Fórum Comunitário, que acontecerá no dia 3 de dezembro, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba. Os encontros reuniram profissionais, gestores e lideranças para discutir estratégias e ampliar o diálogo sobre as ações que serão realizadas.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Patrícia Araújo, destacou a relevância do processo e o envolvimento de diferentes setores na construção do plano. Segundo ela, os debates têm como foco a elaboração de políticas públicas e sociais voltadas à garantia dos direitos de jovens no município, políticas que promovam mais oportunidades, segurança e qualidade de vida para crianças e adolescentes do município.
“Quero parabenizar a visão estratégica do prefeito Luciano Barbosa, pois ao fazer a adesão, toda a gestão municipal intensificará o trabalho para melhorar indicadores de saúde, educação e assistência social, buscando reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social e a cidadania das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o presidente da Comissão Intersetorial pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do Selo UNICEF, Radamés Pereira.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade. Através da decisão do prefeito, o município de Arapiraca aderiu ao selo na edição 2025-2028.
O Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente segue em desenvolvimento e contará com novas rodadas de discussões e construção coletiva até sua consolidação final. O trabalho será colaborativo e envolverá todas as etapas de planejamento e elaboração de propostas para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
