Cirurgião cardiovascular ultrapassa 1 milhão de seguidores com projeto que 'salva vidas antes do bisturi'
Gravava vídeos de madrugada, enquanto conciliava plantões, cirurgias, consultórios e família
Dr. Sergio Francisco, cirurgião cardiovascular alagoano, acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram, além de outros 380 mil nas demais redes, consolidando o Café com Cardio como um dos maiores projetos independentes de educação em saúde do país.
De angústia na sala de cirurgia a um movimento de prevenção
Com 20 anos de formação, Dr. Sergio opera corações há mais de 15 anos. Ainda em 2015, ao realizar uma cirurgia em uma jovem de 26 anos — que havia desenvolvido uma doença cardíaca evitável — percebeu que não bastava tratar o problema: era preciso alcançar as pessoas antes delas chegarem à mesa de cirurgia.
Naquele dia, gravou seu primeiro vídeo dentro do centro cirúrgico, com um celular simples. Ali nasceu o embrião do que se tornaria um dos maiores movimentos digitais em saúde do País.
“Eu via cada vez mais pessoas adoecendo do coração por causas evitáveis. O que parecia oportunidade para a carreira era, para mim, motivo de angústia. Eu sabia que poderia ajudar antes do bisturi.”, afirma o médico.

Surgimento do nome: Café com Cardio
Determinando a ajudar as pessoas com informação médica clara e acessível, porém sem tempo disponível, ainda em 2015 o médico teve a ideia de iniciar lives semanais nos únicos momentos livres que existiam: durante o café da manhã, enquanto comia, antes de sair para o trabalho.
Nascia o “Café com Cardio”.
Notebook conectado ao Facebook e YouTube, celular conectado ao Instagram, lives para 5 a 15 pessoas e uma certeza: era o certo a se fazer.
Crescimento orgânico e impacto social
Após anos gravando vídeos nas madrugadas, enquanto conciliava plantões, cirurgias, consultórios e família, o conteúdo começou a ganhar dimensão nacional atraindo cada vez mais seguidores: 15mil, 100mil, 300mil, etc.
Hoje, os conteúdos do Café com Cardio atingem entre 60 e 100 milhões de visualizações por ano, de forma totalmente orgânica. São 1.000.000 de seguidores no Instagram, 30 mil no YouTube e 350 mil no Facebook.
Todo o crescimento foi construído de forma orgânica, com base em conteúdo educativo diário sobre prevenção e cuidado cardiovascular, estilo de vida e tomada de decisões inteligentes para a saúde do coração.
Os vídeos explicam, em linguagem simples, como prevenir doenças cardíacas, reconhecê-las precocemente, cuidar da alimentação, dos hábitos e fazer escolhas mais inteligentes no dia a dia — um tema ainda pouco acessível à população geral, apesar de as doenças cardiovasculares permanecerem como a principal causa de morte no Brasil.
Seu objetivo declarado é simples, mas poderoso: “Ajudar as pessoas a viver mais e melhor, através de informação do jeito que elas entendem.”
Médico usando o digital como missão
O Brasil tem cerca de 630 mil médicos. Entre eles, Dr. Sergio Francisco destaca-se como um dos pioneiros a usar redes sociais de forma consistente para aproximar a medicina da população, sempre com ética, clareza e responsabilidade.
Além dos conteúdos sobre saúde, tem se dedicado a ajudar médicos, profissionais da saúde e empresários a se posicionarem no digital e criarem programas educacionais.
“Aprendi que estratégia é tão importante quanto conteúdo. Não adianta ter algo que pode ser útil se as pessoas não veem.”
Missão que virou movimento
O alcance atingido e o impacto perceptível fizeram do Café com Cardio mais do que um projeto de conteúdo: tornou-se um movimento nacional de cuidado à saúde do coração.
A marca de 1 milhão de seguidores não simboliza apenas um número: simboliza um avanço público em direção à prevenção, consciência e educação em saúde.
Sobre o Dr. Sergio Francisco
● Médico desde 2006
● Cirurgião Cardiovascular — CRM 4964/AL — RQE 3082 e 4028
● Esposo da Thaís e pai dos “3M”: Marcelo, Matheus e Murilo
● Criador do Café com Cardio, um dos maiores projetos de saúde do coração nas redes sociais, com 1 milhão e 400 mil seguidores entre Instagram, Facebook e YouTube
● Referência nacional em posicionamento digital e criação de braço educacional
● Mestre em Pesquisa na Saúde
● MBA em Gestão em Saúde
● Mentor do programa Vanguard Doc
Últimas notícias
Sessão especial na ALE-AL discute demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Secretaria do Trabalho abre 2.488 vagas disponíveis no Sine Alagoas esta semana
Morre Udo Kier, ator de 'Bacurau' e 'O Agente Secreto', diz revista
Homem é preso com pistola e maconha dentro de casa em Maceió
Homem é preso após agredir esposa em Arapiraca, quebrar objetos de casa e cortar a mão ao socar vidro
Suspeito é preso em Maceió por exigir R$ 10 mil para não vazar conversas de conteúdo sexual com homem
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
