Proteção às crianças e adolescentes em Penedo avança com o Programa Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas
O ato oficial ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)
Penedo dá um passo decisivo na proteção de crianças e adolescentes ao lançar o Programa Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas, uma iniciativa inovadora que assegura atendimento imediato, transporte seguro e acolhimento humanizado às vítimas de violência sexual, física ou psicológica.
O Termo de Cooperação Técnica que formaliza a iniciativa foi assinado nesta quarta-feira, 25, entre a Prefeitura de Penedo – por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) -, o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O ato oficial ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e contou com a presença do promotor de justiça João Batista, do delegado Rômulo Andrade, da secretária de Saúde Waninna Mendonça e da conselheira tutelar Gilvânia Fagundes, reforçando o caráter intersetorial do programa.
O Guardiões da Infância foi estruturado para oferecer resposta imediata às situações de violência envolvendo menores, garantindo integração entre saúde, justiça e proteção social, com os seguintes objetivos específicos.
Disponibilizar transporte exclusivo para vítimas e familiares em situações emergenciais
Assegurar acolhimento humanizado, com suporte médico, psicológico e social
Fortalecer o fluxo intersetorial e a comunicação entre os órgãos parceiros
Waninna Mendonça ressalta que a proposta é mais ampla do que agilizar atendimento aos menores de idade vítimas de violência, mas também assegurar que cada criança e adolescente seja amparado de forma sensível e especializada, recebendo o acompanhamento necessário.
“Hoje demos um passo histórico em Penedo. É um programa que tem um fluxo inovador, que garante atendimento e acolhimento 24 horas para crianças e adolescentes vítimas de violência física, abuso sexual ou abandono. A partir de agora, todo atendimento será rastreado, padronizado e articulado entre os órgãos competentes, com transporte exclusivo e canal oficial de comunicação, com protocolos claros”, declarou a representante do governo Inovação e Crescimento.
Um dos diferenciais do projeto é a estrutura logística montada para atender a população. A operação conta com um veículo exclusivo, com prioridade máxima de deslocamento dentro de Penedo e região. O transporte funcionará de forma ininterrupta, garantindo resposta rápida, inclusive durante a madrugada, finais de semana e feriados.
“Eu gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público pela iniciativa. Os Guardiões da Infância é mais uma ferramenta somada à rede de proteção às crianças e adolescentes em Penedo. Sentíamos que tinha um problema nesse transporte, no sigilo e agora com esse programa vamos conseguir averiguar os fatos e garantir a proteção dessas crianças”, afirmou o delegado Rômulo Andrade.
O esforço conjunto do Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Secretaria de Saúde simboliza a criação de um fluxo coordenado e permanente, capaz de responder com eficiência aos casos de violência e oferecer suporte técnico adequado às vítimas.
“Proteger! Essa é a ideia dessa parceria entre os órgãos competentes para justamente poder garantir sigilo, transporte e qualidade de proteção. Com os Guardiões da Infância teremos, durante 24 horas por dia, pessoas qualificadas para acolher as crianças e adolescentes vítimas de violências. Teremos motoristas qualificados para levá-las até Arapiraca, Maceió ou qualquer lugar que precisar. Garantiremos o sigilo da identidade e a integridade física dessas vítimas”, acrescentou o promotor de justiça João Batista.
Com o Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas, Penedo se destaca no cenário estadual ao implementar uma política pública que coloca a infância e a adolescência no centro das prioridades, reafirmando o compromisso de proteger, acolher e garantir direitos.
Últimas notícias
Leandro Silva anuncia 14º salário para agentes de saúde e endemias em Junqueiro
MP se reúne com parlamentar e concessionárias para discutir crise no abastecimento de água no Sertão
Caso Ana Beatriz: MP mantém pedido de prisão e pedirá condenação da mãe por três qualificadoras
Projeto de Cabo Bebeto permite pagamento do IPVA em até 10 parcelas
Cibele Moura propõe atendimento itinerante para diagnóstico de autismo em municípios de Alagoas
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
