Dezembro Vermelho: Prefeitura de Penedo disponibiliza testes rápidos de HIV nos postos de saúde
A iniciativa reforça a necessidade de diagnóstico precoce, fundamental para o início rápido do tratamento
Com a chegada do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à prevenção do HIV e à conscientização sobre a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica ações em Penedo para ampliar o acesso à testagem e ao acompanhamento das pessoas que vivem com o vírus.
A iniciativa reforça a necessidade de diagnóstico precoce, fundamental para o início rápido do tratamento e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Os testes rápidos para detecção do HIV estão disponíveis em todos os postos da Secretaria de Saúde de Penedo, de forma gratuita. O resultado fica pronto em poucos minutos, e todo o processo é conduzido por equipes treinadas para garantir acolhimento, orientação e encaminhamento adequado em caso de resultado reagente.
Um ponto fundamental é a garantia do sigilo das informações e dos resultados, conforme previsto em lei, assegurando que qualquer pessoa faça o exame com segurança e confidencialidade. A garantia legal de privacidade é um dos pilares que incentivam a população a procurar o diagnóstico, sem medo de exposição.
A campanha também reforça a importância da prevenção combinada com o uso de preservativos, testagem regular, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e garante o encaminhamento para o tratamento contínuo para pessoas vivendo com HIV, o que contribui para reduzir novas infecções e controlar a transmissão.
Além de destacar os avanços no tratamento, que permitem qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV, e lembra que informação correta e acesso aos serviços de saúde são essenciais para controlar a transmissão e proteger toda a comunidade.
“Em Penedo, trabalhamos para que a prevenção e o cuidado cheguem a todos. O Dezembro Vermelho reforça a importância da testagem, do diagnóstico precoce e do acolhimento sem julgamento. Nossas unidades oferecem testes rápidos com total sigilo, e a Sala da Diversidade garante um espaço seguro e acolhedor para quem precisa de orientação, prevenção e tratamento. Cuidar da saúde é um compromisso de cada um de nós e estamos aqui para apoiar esse caminho”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
A Prefeitura de Penedo tem mantido um trabalho constante de cuidado com a população, ampliando o acesso aos serviços de saúde e fortalecendo ações educativas durante todo o ano. Prova disso foi a criação da Sala da Diversidade no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, espaço destinado às pessoas que não se sentem à vontade em ir ao posto de saúde. Lá é realizado testes rápidos, distribuição de preservativos, consultas e distribuição de medicamentos.
A sala funciona todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h e para dúvidas e agendamentos, podem mandar mensagens no telefone (82) 99155.2296.
Neste Dezembro Vermelho, o chamado é para que todos façam sua parte: buscar informação, prevenir e, principalmente, realizar o teste. O diagnóstico precoce salva vidas e cuidar da saúde é um compromisso de toda a comunidade.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
