Polícia

Fakenews criada com Inteligência Artificial sobre incêndio em faculdade causa alvoroço em Arapiraca

Responsáveis pela instituição pretendem processar autor, caso este seja identificado pelas autoridade

Por 7Segundos 03/12/2025 10h10 - Atualizado em 03/12/2025 10h10
Fakenews criada com Inteligência Artificial sobre incêndio em faculdade causa alvoroço em Arapiraca
Fakenews criado com Inteligência Artificial sobre incêndio em escola causa alvoroço em Arapiraca - Foto: Reprodução

Uma imagem gerada por inteligência artificial circulou intensamente pelas redes sociais de Arapiraca nesta semana, indicando que a faculdade Unopar, localizada no bairro Ouro Preto, estaria em chamas. A fotografia, produzida com alto nível de realismo, levou muitos moradores a acreditar na suposta emergência, alimentando a viralização do conteúdo.

A repercussão foi imediata. Grupos de mensagens e perfis locais replicaram a imagem, ampliando a sensação de urgência e provocando preocupação entre pais, alunos e profissionais da educação.

No entanto, tudo se tratava de uma fakenews. A própria comunidade escolar confirmou ao 7Segundos que nada aconteceu no prédio e classificou o episódio como uma brincadeira de extremo mau gosto. A direção já procurou as autoridades competentes para investigar a origem do conteúdo e identificar os responsáveis.

A expectativa é de que os envolvidos possam responder por disseminação de notícia falsa e possíveis danos causados à imagem da escola.