PM celebra recorde na redução de crimes em Arapiraca durante cerimônia da corporação
Números posotivos foram citados durante 1º Ciclo de Instruções para o efetivo da unidade promovido pelo 3º Batalhão
Durante a solenidade de conclusão do 1º Ciclo de Instruções e Nivelamento Operacional (CINO) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), ocorrida nessa quarta-feira (3) no município de Arapiraca, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, ressaltou a marca de 50% ne redução no número de total de crimes naquele município no mês de novembro. Segundo Amorim, o número é um recorde que coloca Alagoas como um dos estados mais atuantes no combate à criminalidade.
A cerimônia de encerramento, iniciativa do 3º Batalhão, ocorreu no Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, em Arapiraca, município sede do batalhão.
O ciclo ocorreu no período compreendido entre 6 de outubro e 9 de novembro. Os 101 participantes foram distribuídos em quatro turmas. A proposta, segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Carlos Alberto, é harmonizar os conhecimentos fundamentais dos militares, por meio da transmissão de saberes e da vivência prática dos profissionais especializados da unidade.

O momento de honra ao veterano homenageou os sargentos da Reserva Remunerada Edson Barbosa Silva e Adelmo de Oliveira, que, sob a condução do comandante-geral, receberam a continência de todos os militares presentes.
1º CINO
O objetivo foi consolidar a uniformização das condutas, a segurança, a conformidade legal, proteção jurídica e o fortalecimento da credibilidade junto à comunidade atendida. O 1º CINO se estabelece como marco, orientando a padronização dos procedimentos básicos no policiamento ostensivo cotidiano.
A grade curricular foi composta por disciplinas como Uso diferenciado da força; Armamento e munição; Tiro policial; Técnicas individuais de combate; Técnicas individuais com armas longas; Imobilização e condução policial; Técnicas de patrulhamento urbano; Abordagem a pedestres e motocicletas; Abordagem a carros de passeio; Abordagem a edificações; Conduta de patrulha; Atendimento pré-hospitalar (APH) tático e civil; Técnicas e tiro em baixa luminosidade; técnicas de condução, vistoria e manutenção de viatura, entre outras instruções.
Autoridades
A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Entre as autoridades, estiveram presentes o promotor de Justiça Criminal e também tenente-coronel da Reserva, José Alves de Oliveira Neto; a diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene Lima, e os tenentes-coronéis Diogo Vital e Thayronilson Emery, subcomandante de Policiamento da Região Agreste (CPRA) e chefe do Gabinete do Comandante-geral da PM, respectivamente. O subdiretor de Políticas Preventivas da PM, tenente-coronel Jorge Francelino, também participou da cerimônia.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi representado pelo tenente-coronel Alielson Rodrigues de Melo, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar. O ato solene contou ainda com as presenças dos juízes Alberto de Almeida (titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca) e Rômulo Albuquerque Vasconcelos (9ª Vara da Comarca de Arapiraca) e ainda, do pastor Marcelo Oliveira, da Igreja Santa de Jesus Cristo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
