Serviços

Igaci realiza primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Com certificação obtida na edição 2021–2024, Igaci inicia um novo ciclo demonstrando mobilização e compromisso com políticas públicas

Por 7Segundos com assessoria 10/12/2025 21h09 - Atualizado em 10/12/2025 21h09
Igaci realiza primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF
Com certificação obtida na edição 2021–2024, Igaci inicia um novo ciclo demonstrando mobilização e compromisso com políticas públicas - Foto: Reprodução

O município de Igaci promoveu, nesta terça-feira (10), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reunindo representantes do poder público, sociedade civil organizada e jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) para a discussão de políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O encontro marcou o início das ações referentes à edição 2025–2028 do Selo UNICEF, consolidando o compromisso do município com a garantia de direitos e a construção de um futuro mais justo para meninos e meninas igacienses.

O evento trouxe como tema central “Políticas públicas com qualidade e equidade para todos os meninos e meninas”, destacando a importância da atuação intersetorial entre as secretarias municipais. Entre os destaques da programação esteve a palestra da psicóloga Ellen Galdino, referência regional em Arapiraca na área de proteção à infância. Ela apresentou desafios atuais enfrentados pelos municípios e estratégias para fortalecer a rede de atendimento e acolhimento.

As secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram propostas de ações que serão implementadas ao longo do ciclo do Selo, construídas de forma integrada com equipes técnicas, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e membros do NUCA. A construção coletiva reforça a importância da participação social no planejamento de políticas públicas que impactam diretamente a juventude.

O prefeito Petrúcio Barbosa participou do encontro e reiterou o compromisso da gestão com a proteção integral de crianças e adolescentes. Segundo ele, Igaci continuará investindo em iniciativas que promovam oportunidades, segurança e desenvolvimento humano. O vice-prefeito Josenildo França também esteve presente e destacou os avanços alcançados nos últimos anos, reforçando que o município está preparado para expandir as ações no novo ciclo do Selo UNICEF.

Responsável pela articulação municipal do Selo, o professor César Nascimento enfatizou que os resultados só são possíveis graças ao esforço conjunto entre governo, sociedade civil e juventude. Ele agradeceu o engajamento dos participantes e ressaltou a importância do fórum como etapa fundamental para o planejamento das metas.

Com certificação obtida na edição 2021–2024, Igaci inicia um novo ciclo demonstrando mobilização e compromisso com políticas públicas mais qualificadas, inclusivas e equitativas. O Fórum Comunitário reforça o protagonismo do município na promoção dos direitos de crianças e adolescentes e consolida sua determinação em buscar novamente o reconhecimento do UNICEF.