Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Fechamento de maternidade de referência obriga gestantes a buscar atendimento em cidades vizinhas pelo SUS
Há alguns meses, Arapiraca vem enfrentando um desafio significativo na área da saúde pública: a insuficiência de leitos de maternidade para atender gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A situação tem obrigado muitas mulheres a se deslocarem para municípios vizinhos, como Coruripe e Palmeira dos Índios, para conseguir realizar o parto.
O problema se intensificou após o fechamento da maternidade do Complexo Hospitalar Manoel André, conhecido como Hospital Chama, que era referência para todos os municípios da 7ª Região de Saúde de Alagoas. Com a desativação da unidade, a demanda por partos via SUS passou a pressionar ainda mais a rede pública local.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o Portal 7Segundos foi informado de que o município adotou medidas emergenciais para garantir a assistência às gestantes, apesar das limitações estruturais.
“Foi realizada uma vinculação emergencial junto ao Estado para direcionar as gestantes de diversos municípios para maternidades em cidades diferentes. Já que a maioria das pacientes são de Arapiraca, a Prefeitura realizou a contratualização de sete leitos obstétricos para gestantes de risco habitual na Maternidade do Hospital Regional, para que elas possam ser atendidas aqui”, informou a secretaria.
Ainda de acordo com o órgão, em casos de aumento da demanda, algumas gestantes podem ser encaminhadas para maternidades em municípios vizinhos. Nesses casos, todo o processo de regulação é garantido, incluindo a confirmação de vaga e o transporte das pacientes. Apesar disso, a prioridade, segundo a gestão municipal, é que os partos ocorram no próprio município, no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
Projeto de Alexandre Ayres quer barrar publicidade de bets em espaços públicos de AL
Justiça determina que BRK apresente cronograma para recuperar vias em Rio Largo
Confira o passo a passo de como pedir o voto em trânsito antes do prazo se encerrar
Câmeras flagram homem furtando estabelecimento em Marechal Deodoro
Cabo Bebeto elogia atuação de policiais e pede reconhecimento em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
