Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Representantes da direita criticam nova campanha da Havaianas e pedem boicote à marca
As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, caem nesta segunda-feira (22) nas negociações da B3. A queda dos papéis ocorre em meio à polêmica política envolvendo a fabricante de calçados nas redes sociais.
Por volta de 13h, as ações recuavam cerca de 1,37%. As perdas foram reduzidas ao longo da manhã, já que mais cedo, os papéis recuaram até 3%.
A polêmica começou após Políticos de direita criticarem a nova campanha da Havaianas, que escolheu a atriz Fernanda Torres para apresentar o anúncio.
No vídeo, a atriz fala sobre o que espera para o próximo ano e faz uma brincadeira com a expressão "pé direito".
"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar... a sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés, os dois pés na estrada na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser", diz Fernanda.
Grupos conservadores interpretaram a mensagem da propaganda como um posicionamento político e pediram boicote à marca.
Por meio das redes sociais, Eduardo Bolsonaro disse que considerava um dos produtos da marca "um símbolo nacional" -- mas repudiou a escolha da garota propaganda da sandália, que segundo ele, é uma pessoa declaradamente de esquerda.
Em seu vídeo, o ex-deputado descarta um par de Havaianas. Os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), entre outros políticos, corroboraram o estímulo ao boicote nas redes.
Reação dos governistas
Após críticas feitas por grupos opositores ao governo, deputados da base de apoio reagiram à campanha contra a marca exibindo seus próprios chinelos.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Comunicação Social, afirmou: "Vou comprar umas novas no Natal e já sei os presentes que vou dar. Quem é Brasileiro sabe o que é bom. Ainda estamos aqui Fernanda Torres! Democracia é valor que não se negocia!".
Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também se manifestaram a favor da marca.
Últimas notícias
Alagoas recebe mais de 40 mil doses da vacina contra covid-19
Inscrições do PSS da Educação, com mais de 5.700 vagas, terminam nesta sexta-feira (17)
Setor industrial de Pilar impulsiona crescimento econômico e fortalece desenvolvimento em Alagoas
Gestão da prefeita Marcela Gomes em Novo Lino impulsiona a educação municipal
Prefeitura e Secom Alagoas discutem implantação do Projeto Plural em Santana do Ipanema
Polícia desmonta ‘cracolândia’ e prende suspeitos no viaduto da antigada PRF
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
