Acidentes

Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste

Equipamento está quebrado há cerca de um ano, segundo Bueno Higino

Por 7Segundos 11/01/2026 10h10
Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste
Prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino - Foto: Reprodução

O prefeito de Coité do Noia, Bueno Higino, criticou publicamente a falta de funcionamento do tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A manifestação foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, após um grave acidente envolvendo uma servidora pública da área da saúde do município.

Segundo o gestor, a vítima foi socorrida e encaminhada ao HEA, unidade de referência em trauma para Arapiraca e diversas cidades do Agreste e regiões vizinhas, mas enfrentou dificuldades devido à indisponibilidade do exame de tomografia. No relato, Bueno Higino afirmou que o equipamento estaria quebrado há longos períodos e que a situação se repete com frequência.

“Essa tomografia reflete em morte no Hospital de Emergência do Agreste”, afirmou o prefeito no vídeo. Ele também citou outro caso recente envolvendo um familiar que precisou ser transferido para outra unidade hospitalar pelo mesmo motivo, ressaltando que o HEA atende não apenas Arapiraca, mas dezenas de municípios do interior alagoano.

O prefeito classificou como inadmissível que o hospital estadual, considerado essencial para o atendimento de urgência e emergência, enfrente problemas recorrentes com um equipamento considerado fundamental para diagnósticos rápidos, especialmente em casos de trauma.

Em resposta às críticas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de nota de esclarecimento, que o Governo de Alagoas adquiriu um novo tomógrafo de última geração para o Hospital de Emergência do Agreste. De acordo com a pasta, o equipamento é moderno, tecnológico e de alta precisão, e deverá ampliar a qualidade dos exames e garantir mais agilidade e segurança no atendimento à população.

A Sesau explicou ainda que, para a instalação do novo tomógrafo, o equipamento anteriormente utilizado precisou ser desmontado, a fim de permitir a readequação da sala onde funcionará a nova estrutura. O serviço de adaptação, segundo a secretaria, está em andamento e deve ser concluído nos próximos dias.

Durante esse período, a pasta afirma que os exames de tomografia dos pacientes do HEA estão sendo realizados em clínicas conveniadas à Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de assegurar a continuidade da assistência sem prejuízo ao atendimento.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Alagoas segue investindo de forma consistente no fortalecimento da saúde pública e adquiriu um novo tomógrafo de última geração para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Moderno, tecnológico e de alta precisão, o equipamento representa um avanço significativo, ampliando a qualidade dos exames e contribuindo diretamente para um atendimento mais ágil e seguro à população.

Para viabilizar a instalação do novo equipamento, o tomógrafo atualmente em uso está sendo desmontado, possibilitando a readequação da sala que irá receber a nova estrutura.

O serviço de adaptação está em andamento e deverá ser concluído nos próximos dias. Durante esse período, os exames de tomografia dos pacientes do HEA estão sendo realizados em clínica conveniada à Secretaria de Estado da Saúde, assegurando a continuidade da assistência sem prejuízo ao atendimento.