Janeiro Roxo incentiva prevenção e reforça combate à hanseníase em Arapiraca
Tratamento está disponível gratuitamente nas unidades básicas que são porta de entrada
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações de conscientização e prevenção à hanseníase durante o Janeiro Roxo, campanha nacional que reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento gratuito da doença oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. O tratamento é simples, gratuito e está disponível na rede pública de saúde do município, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada.
Além das unidades, Arapiraca também conta com o Centro de Referência Especializado em Tuberculose e Hanseníase ( CRETH), que atua como polo de referência, atendendo pacientes de mais de 46 municípios que formam toda a 2ª Macrorregião de Saúde. O espaço conta com equipe multiprofissional, que inclui médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico e assistente social e laboratório especializado para apoio diagnóstico.
A coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias, reforça a necessidade de que a população busque atendimento assim que surgirem os primeiros sinais. Os sintomas da doença incluem manchas na pele (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas) com sensibilidade ao toque, dor ou calor, formigamento ou fisgadas nos nervos dos braços e pernas, além de diminuição de pelos e inchaço nestas áreas.
Durante todo o mês, as equipes de saúde intensificam as ações educativas com ações realizadas dentro das unidades, voltadas à conscientização da população. O Janeiro Roxo é um lembrete de que a hanseníase tem cura e que o tratamento, quando iniciado a tempo, evita sequelas.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
