Corpo de Bombeiros registra 16 incêndios em vegetação em um único dia em Alagoas
Ocorrências em diferentes regiões do estado reforçam alerta para prevenção e uso responsável do fogo
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou, somente na terça-feira (13), 16 ocorrências de incêndio em vegetação em diferentes regiões do estado. As ações mobilizaram equipes operacionais e evidenciaram a necessidade de atenção redobrada da população, sobretudo em áreas rurais e próximas a zonas habitadas.
No município de Craíbas, no Agreste alagoano, a guarnição Auto Bomba Tanque (ABT-17) foi acionada para combater um incêndio de médias a grandes proporções em uma plantação de milho na zona rural. Três militares atuaram na ocorrência, utilizando extintores com abafadores, bombas costais e água da viatura para conter o avanço das chamas.
Parte da vegetação atingida, em uma serra de difícil acesso, ainda apresentava focos de incêndio, sendo controlados por meio da técnica de aceiro, impedindo a propagação do fogo.

Já em Arapiraca, no bairro Senador Nilo Coelho, outro incêndio em vegetação foi debelado com sucesso. A operação contou com o emprego de duas viaturas e seis militares, que utilizaram água, mangotinho e bombas costais para extinguir completamente as chamas, evitando riscos a imóveis próximos.
Os dados reforçam a tendência de alta nas ocorrências de fogo em vegetação no estado. Entre 1º e 13 de janeiro de 2026, o CBMAL já contabiliza 70 registros desse tipo de ocorrência. Ao longo de 2025, foram atendidos 907 casos de incêndios florestais em Alagoas, números que evidenciam a recorrência desse tipo de situação e a importância das ações preventivas.
Diante do aumento no número de ocorrências, o CBMAL reforça o alerta para que a população evite o uso do fogo para limpeza de terrenos, descarte inadequado de resíduos ou qualquer prática que possa provocar incêndios. Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar pede quebra de sigilos de Carlos Lupi para aprofundar investigação sobre descontos ilegais
Senadora Dra. Eudócia anuncia que Rússia já escolheu primeira paciente para vacina experimental contra o câncer
[Vídeo] “Amiga” que deixou jovem no Pico Paraná denuncia exclusão na faculdade
Suspeito de envolvimento em morte de jovem no Jacintinho é solto após audiência
Secult retifica resultados preliminares de editais da PNAB voltados à música e às artes cênicas
Uncisal e Ifal firmam parceria para execução conjunta de atividades esportivas nas duas instituições
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
