Segunda tentativa gratuita para exames teórico e prático da CNH já está valendo em AL
Há também mudanças para os candidatos com TDAH e TEA, que passarão a ter duas horas para fazer a prova teórica
Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que não conseguirem a aprovação na primeira tentativa dos exames teórico e prático, poderão fazer uma segunda avaliação de forma totalmente gratuita. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) implementou a novidade nesta quinta-feira (15), seguindo as diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com as novas normas, o exame teórico passa a ter duração mínima de uma hora, com 30 questões de múltipla escolha. Antes, o candidato precisava acertar 21 questões para ser aprovado no exame, porém, agora, o número de acertos diminui para 20. A prova deve ser agendada pelo site do Detran Alagoas e realizada presencialmente, após as aulas teóricas, que podem ser feitas online, pelo aplicativo CNH do Brasil.
No exame prático de direção veicular, vale a mesma regra: caso o candidato seja reprovado na primeira tentativa, a segunda avaliação poderá ser realizada sem cobrança de taxa. O benefício de isenção de taxa abrange apenas o primeiro reteste para os exames prático e teórico. E o agendamento pode ser feito pelo site oficial do Detran Alagoas, no endereço: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/agendamento-de-exames/.
Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a ampliação do tempo garante condições mais adequadas de avaliação e respeito às necessidades específicas de cada candidato.
“O programa CNH do Brasil, iniciativa do Ministério dos Transportes, capitaneada pelo ministro Renan Filho, está trazendo mudanças significativas à população, tornando possível sonho daqueles que desejam tirar uma habilitação. Agora o processo se tornou mais justo, inclusivo, acessível, e menos burocrático, tudo isso, também visando melhorias para a segurança no trânsito”, afirmou.
Candidatos com TEA e TDAH - para as pessoas com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), o tempo de realização é dobrado, garantindo condições mais adequadas de avaliação e respeito às necessidades específicas desses grupos.
Últimas notícias
Morre aos 89 anos a atriz e modelo Vera Valdez; a 1ª supermodelo brasileira
Prefeito de Major Izidoro anuncia pagamento do 14º, 15º e 16º salários para profissionais da Educação
Prefeita Tia Júlia confirma repasse do teto da Enfermagem ao Hospital Santa Rita
Prévias prometem agitar Palmeira dos Índios com folia carnavalesca para todas as idades
Instituto Prosperar oferta mais de 160 vagas de trabalho em dois novos Gigantinhos
[Vídeo] Boca de lobo aberta em estacionamento de supermercado causa danos a veículo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
