Mundo

Morre Valentino Garavani, estilista italiano, aos 93 anos

Fundador da grife Valentino foi o último dos grandes costureiros do século XX

Por Veja 19/01/2026 15h03
Morre Valentino Garavani, estilista italiano, aos 93 anos
Valentino Garavani  - Foto: Reprodução

O estilista Valentino Garavani, fundador da grife Valentino, morreu nesta segunda-feira, 19, aos 93 anos, em Roma, Itália. A morte foi anunciada em um comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giametti.

Valentino foi fundamental para a onda de valorização da moda italiana (o Made in Italy) no cenário internacional, consolidando Roma como uma capital da alta-costura ao lado de Paris. Fundador da Maison Valentino em 1960, ele elevou a moda italiana a um novo patamar de sofisticação e luxo, vestindo as mulheres mais influentes do mundo e definindo o estilo da elite.

O estilista nunca se casou formalmente, mas teve um relacionamento extremamente longo e significativo com seu parceiro de negócios e vida, Giancarlo Giammetti, que começou em 1960, formando uma uma parceria profissional e pessoal que durou décadas e foi fundamental para o sucesso da grife Valentino.

O italiano anunciou em 2007 que iria se aposentar em janeiro do ano seguinte, passando o cargo de diretor de criação para Alessandra Facchinetti, que permaneceu por pouquíssimo tempo. Apesar de ter vendido sua marca na década de 1990, Valentino permaneceu até 2008 (quando saiu realmente) como diretor de criação. Após a passagem relâmpago de Alessandra pelo cargo, foi a vez da dupla Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, que apresentaram sua primeira coleção no mesmo ano. Uma coleção elogiada pela crítica. Valentino declarou mais de uma vez que lamentava por não ter preparado um herdeiro a altura para sua grife.