Ricardo Nezinho busca apoio do Governo para cavalgada da padroeira de Arapiraca
Deputado se reuniu com o governador Paulo Dantas para tratar do suporte institucional à Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho
O deputado estadual Ricardo Nezinho esteve reunido com o governador Paulo Dantas, no Palácio República dos Palmares, para tratar do apoio do Governo de Alagoas à Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca. O encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa).
Durante a reunião, o governador recebeu a comitiva arapiraquense e demonstrou atenção à pauta apresentada, reconhecendo a importância da cavalgada para a fé, a cultura e a história do município. O objetivo foi garantir suporte institucional para a realização do evento, que integra o calendário religioso e cultural do estado.
Realizada há mais de 20 anos, a cavalgada refaz o percurso histórico de cerca de 80 quilômetros feito em 1864 pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, trazendo a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho até a cidade. A manifestação é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, por meio de projeto apresentado pelo próprio Ricardo Nezinho na Assembleia Legislativa.
O parlamentar mantém vínculo direto com a tradição e participa da cavalgada desde as primeiras edições. Segundo ele, o apoio do Governo do Estado é fundamental para garantir estrutura, organização e segurança, preservando o caráter histórico e religioso do evento.
A programação deste ano prevê a saída do cortejo no dia 31 de janeiro, partindo de um município pernambucano, após a celebração de uma missa. Mais de 200 cavaleiros e amazonas devem percorrer o trajeto até Arapiraca.
A chegada está prevista para o dia 2 de fevereiro, quando mais de 500 pessoas devem recepcionar os participantes na entrada da cidade. No fim da tarde, será realizada a procissão com a imagem da padroeira pelas ruas centrais, seguida de missa campal no Largo Dom Fernando Gomes, em frente à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Ricardo Nezinho também destacou o trabalho da Acesa na organização da cavalgada e ressaltou o compromisso da associação com a preservação da tradição.
“O governador Paulo Dantas demonstrou sensibilidade e respeito à história de Arapiraca ao receber a comitiva e dialogar sobre a cavalgada. Esse gesto mostra um governo que compreende o valor da fé, da cultura e das tradições do nosso povo”, afirmou o deputado.
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
