Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo; veja a programação
Moradores e visitantes brincam a folia momesca a cada final de semana, no passo do frevo das orquestras que fazem a festa pelas ruas da Cidade Criativa da Unesco
Já é carnaval em Penedo. Moradores e visitantes brincam a folia momesca a cada final de semana, no passo do frevo das orquestras que fazem a festa pelas ruas da Cidade Criativa da Unesco.
Quem se organizou e comprovou colocar seu bloco na rua teve a oportunidade de participar do edital de premiação lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ),
A animação antecipada reserva para a noite desta quinta-feira, 29, a alegria do bloco O Molinho. Em seu 18º desfile, a brincadeira começa no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, sendo a concentração ao lado da Escola Rotary, a partir das 19 horas.
Na noite desta sexta-feira, 30, o bloco Vassourinhas coloca a sexagenária Boneca Raquel nas ruas do Centro Histórico para liderar a trupe de bonecos gigantes que caracterizam os carnavais pendenses.
Os organizadores do Vassourinhas informam que a orquestra de Traipú-AL sairá às 19 horas da Praça Jácome Calheiros (ao lado do Colégio Imaculada), com oito bonecos gigantes, em direção à Praça da Santa Cruz, onde acontece o encontro com a Boneca Raquel.
No sábado, 31, acontece o 16º desfile do Ovo da Madrugada, agremiação inspirada no famoso Galo da Madrugada puxada por orquestras de frevo. O encontro dos foliões é na Praça Jácome Calheiros ainda de manhã, com desfile iniciando por volta do meio-dia.
O cortejo segue até a orla ribeirinha, faz uma pausa na Praça 12 de Abril no meio da tarde para descanso e alimentação dos músicos, mas a folia não para. Do palco, uma orquestra afinada em temas carnavalescos mantém a animação em alta, até a ordem para retorno do bloco ao seu ponto de partida, encerrando a festa com o pôr do sol.
No domingo, 1º dia de fevereiro, o mês do carnaval começa com a Lavagem do Bonfim. O ritual afro no Oiteiro, bairro remanescente quilombola, é o ponto de partida da festa prevista para começar às 15 horas.
Ao som dos atabaques, as baianas abrem os caminhos em frente da Igreja do Senhor do Bonfim e seguem em direção ao Cristo do Oiteiro, retornado até a praça principal do bairro. Batucadas, orquestras e muita alegria também são parte do evento que termina às 21 horas.
E as prévias continuam fazendo o carnaval em Penedo, com destaque para o BH Folia no dia 08 de fevereiro, no Beco do Hospital (Rua Dr. Carlos Martins). Os organizadores fazem a festa com tema Cassino do Chacrinha em 2026, ano que também é marcado pela instituição de uma companhia de passistas de frevo pela agremiação.
E na sexta-feira, 13, acontece a Lavagem do Rosário em Penedo, uma realização da SEMCLEJ que já é um marco da festa mais democrática do país na cidade que respira cultura, alegria e carnaval.
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
