Religião

Fé, emoção e história: Paulo Dantas é o 1º governador a cavalgar durante festa da padroeira de Arapiraca

Centenas de pessoas se uniram em oração, encerrando o trajeto com um forte sentimento de devoção e gratidão

Por 7Segundos com assessoria 02/02/2026 17h05 - Atualizado em 02/02/2026 20h08
Fé, emoção e história: Paulo Dantas é o 1º governador a cavalgar durante festa da padroeira de Arapiraca
Centenas de pessoas se uniram em oração, encerrando o trajeto com um forte sentimento de devoção e gratidão - Foto: Reprodução

A chegada da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho ao Centro de Arapiraca foi marcada por emoção intensa, fé coletiva e um momento histórico para o evento. Entre os cavaleiros, o deputado estadual Ricardo Nezinho acompanhou de perto cada passo do cortejo e se emocionou com a recepção da população à imagem da padroeira.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, aceitou o convite do amigo Ricardo Nezinho e participou diretamente da cavalgada, tornando-se o primeiro chefe do executivo estadual a cavalgar no evento nestes 23 anos de realização.

O cortejo saiu da comunidade da Massaranduba em direção ao Centro da cidade, onde a população formou um grande corredor humano de fé e devoção. Aplausos, orações, mãos acenando, lágrimas e pétalas de rosas lançadas ao chão criaram um tapete simbólico para a passagem da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, conduzida por cavaleiros e amazonas após três dias de jornada.

Visivelmente emocionado, Ricardo Nezinho acompanhou a cena devolvendo a atenção e o carinho popular . “É impossível não se emocionar com essa paisagem humana. Arapiraca inteira se coloca de pé para receber sua padroeira. É fé viva, é história caminhando junto com o povo”, afirmou o parlamentar.


Em seguida, destacou a participação do governador no cortejo. “A presença do governador Paulo Dantas aqui tem um peso simbólico muito forte. Ele não apenas apoia, ele participa, cavalga junto com o povo. Isso demonstra respeito por Arapiraca, pela nossa cultura e pela fé que move essa cavalgada”, completou.


A participação do governador Paulo Dantas deu um significado ainda mais simbólico ao momento. Além de colaborar com o patrocínio da cavalgada, Paulo Dantas fez questão de participar ativamente do percurso final, cavalgando ao lado dos fiéis e dos integrantes da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), entidade responsável pela realização do evento.


“Eu sempre participei ajudando, colaborando, e agora estou aqui presencialmente para abraçar o povo de Arapiraca e os cavaleiros dessa festa tradicional. Estar junto do deputado Ricardo Nezinho, que dedica energia e trabalho contínuo por Arapiraca, é motivo de alegria. Ele tem credibilidade, tem história e tem compromisso com o desenvolvimento da cidade”, destacou o governador Paulo Dantas.

Ao chegar ao Largo Dom Fernando Gomes, em frente à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, a imagem da padroeira foi entregue aos sacerdotes para o início da procissão, seguida da missa campal. Centenas de pessoas se uniram em oração, encerrando o trajeto com um forte sentimento de devoção e gratidão.

Autor da lei que reconheceu a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho como patrimônio cultural imaterial de Alagoas, Ricardo Nezinho destacou o significado histórico da participação do governador. “A Acesa faz história. Pela primeira vez, um governador do Estado participa cavalgando, acompanhando a imagem até a concatedral. É um gesto que valoriza a cavalgada, que é patrimônio de Alagoas, e respeita a fé do nosso povo”, afirmou. Em tom ainda mais emocionado, completou: “Paulo Dantas entra para a história da cavalgada e de Arapiraca. Ele viveu esse momento, sentindo a emoção do povo, ouvindo as orações e entendendo o que essa tradição representa para a nossa cidade”.

Após cerca de 100 quilômetros percorridos desde Bom Conselho, em Pernambuco, refazendo o caminho feito por Manoel André em 1864, cavaleiros e amazonas encerraram a missão com o coração tomado pela emoção. A chegada ao Centro marcou o fim da 23ª edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho.

“Meu agradecimento sincero a cada cavaleiro, amazona, à Acesa, aos fiéis e a todos que participaram direta ou indiretamente dessa missão. Essa cavalgada é fé, é história e é identidade do povo de Arapiraca”, concluiu o deputado estadual Ricardo Nezinho.