Governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo capacitam enfermeiras para aplicação de anticoncepcional mais seguro no Centro de Saúde da Mulher
O acesso à inovação acontece no Centro de Saúde da Mulher, localizado no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes
A parceria entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Penedo viabiliza mais um importante investimento em saúde pública para a população penedense. Enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram capacitadas na aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração e mais eficaz da atualidade, disponibilizado pelo SUS.
O acesso à inovação acontece no Centro de Saúde da Mulher, localizado no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, serviço que fortalece as ações de saúde reprodutiva.
O treinamento foi conduzido pela enfermeira Nathalya Anastácio, profissional da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) a serviço do Programa CRIA, instituído por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância.
Nathalya apresentou a técnica correta de inserção do Implanon, utilizando uma prótese. Em seguida, as enfermeiras da SMS realizaram a aplicação em pacientes, sempre sob a supervisão da instrutora, garantindo segurança e qualidade no procedimento.
“O Implanon é o contraceptivo mais seguro do mundo, com longa duração, de até três anos, e com 99% de eficácia. Tudo para garantir os direitos reprodutivos das mulheres e assegurar uma gravidez planejada. E ele pode ser retirado a qualquer momento, sem que seja preciso esperar até completar três anos. A mulher pode retirar antes, se estiver pensando em engravidar”, explica a enfermeira Nathalya.
O Implanon é um método contraceptivo hormonal, em forma de um pequeno bastonete flexível, inserido sob a pele do braço. Ele libera hormônios de forma contínua e previne a gravidez, método gratuito, eficaz, seguro e reversível.
“O SUS ampliou o acesso a este implante subdérmico para mulheres de 14 a 49 anos, após um projeto piloto que começou com adolescentes de 15 a 19 anos. Embora o método seja seguro e eficaz, haverá critérios para a sua aplicação, e as interessadas devem procurar as unidades básicas de saúde para orientação”, orienta a Coordenadora do Centro da Mulher, a enfermeira Jacqueline Lima.
Em Penedo, o Implanon será disponibilizado para mulheres com idade entre 14 e 49 anos que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social, seguindo os critérios estabelecidos pelos serviços de saúde.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de Penedo com o planejamento reprodutivo, a autonomia das mulheres e a promoção de uma assistência em saúde mais humanizada e inclusiva.
“Essa capacitação representa mais um avanço concreto no cuidado com a saúde reprodutiva das mulheres de Penedo. Ao qualificar nossas enfermeiras para a aplicação do Implanon, ampliamos o acesso a um método seguro, reversível e eficaz, garantindo mais autonomia, planejamento e dignidade às mulheres. Nosso compromisso é fortalecer políticas públicas que respeitem escolhas, reduzam vulnerabilidades e ofereçam cuidado humanizado, com segurança e informação”, acrescenta a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça,, agradecendo a parceria do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió combate criminalidade na região da rua Buarque de Macedo
[Vídeo] Prefeitura assina ordem de serviço para construção de policlínica na Cidade Universitária
Romaria de Frei Damião começa nesta sexta (29) e movimentará Palmeira dos Índios
Iphan entrega restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Marechal Deodoro
Educação convoca 117 professores aprovados no PSS para atuação na rede estadual
Ifal Maragogi oferece assistência técnica e gratuita aos produtores de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
