Baixo São Francisco

Sala da Diversidade Sexual de Penedo é referência em acolhimento e cuidado à população LGBTQIAPN+

O investimento da Prefeitura de Penedo garante acesso integral à saúde, com serviços que incluem consultas médicas, atendimento de enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia

Por 7segundos com assessoria 04/02/2026 13h01
Sala da Diversidade Sexual de Penedo é referência em acolhimento e cuidado à população LGBTQIAPN+
Sala de Apoio à Diversidade Sexual, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponível para a comunidade LGBTQIAPN+ no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes. - Foto: Reprodução/Assessoria

A Prefeitura de Penedo celebra o funcionamento da Sala de Apoio à Diversidade Sexual, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponível para a comunidade LGBTQIAPN+ no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes.

Com equipe de saúde completa desde agosto de 2025, a Sala da Diversidade aberta em dezembro de 2024 se consolida como um marco histórico para a saúde pública do município e de Alagoas, sendo o primeiro do tipo no estado, oferecendo atendimento especializado e humanizado ao seu público-alvo.

O investimento da Prefeitura de Penedo garante acesso integral à saúde, com serviços que incluem consultas médicas, atendimento de enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia, além de ações voltadas à prevenção, como diagnósticos, acompanhamento contínuo e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), método preventivo que utiliza antirretrovirais para proteger pessoas contra a infecção pelo HIV.

“A Sala da Diversidade Sexual nasceu para enfrentar um problema histórico, o medo de buscar atendimento por causa do preconceito. E com esse direcionamento, as pessoas chegam mais seguras, confiantes e acolhidas porque o serviço foi planejado para garantir dignidade, respeito e cuidado integral, sem julgamentos. Penedo mostra, na prática, que inclusão não é discurso, é política pública feita com responsabilidade e humanidade”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

A inovação apresenta resultados expressivos, com 72 atendimentos com enfermeiro e médica, gerando acompanhamento contínuo para 22 pacientes até janeiro deste ano. Ao todo, 104 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites foram realizados, além da distribuição de 390 comprimidos de PrEP, reforçando as ações de prevenção. O serviço também garantiu o acesso a 390 exames laboratoriais e de imagem, além de promover 14 consultas com especialistas, fortalecendo o cuidado integral e o acompanhamento qualificado da população LGBTQIAPN+.

A proposta é promover o cuidado integral e contribuir para a redução das desigualdades em saúde enfrentadas historicamente por essa parcela da população penedense.

“O compromisso da Prefeitura de Penedo não fica restrito apenas às datas comemorativas no calendário, entramos para a história como o primeiro município de Alagoas a implementar uma Sala da Diversidade. A gente mostra que o respeito e a identidade de gênero são prioridade. É aqui que as pessoas da comunidade encontram o suporte necessário para garantir seus direitos fundamentais, desde o nome social até o acesso digno à saúde, sem preconceito”, afirma a Dra. Lys Sanchez, médica responsável pela Sala de Apoio à Diversidade Sexual.

“A Sala de Apoio à Diversidade teve ótima aceitação pela comunidade LGBTQIAPN+, por ser um espaço de acolhimento, respeito e pertencimento. Esperamos que cada vez mais haja um aumento na procura do serviço, à medida que mais pessoas se sintam seguras e confiantes para acessá-lo. Com o fortalecimento desse vínculo, a Sala tende a se consolidar como um espaço cada vez mais seguro e transformador”, acrescenta o enfermeiro Vanderson Matias.

Assegurando atendimento digno, respeitoso e equitativo, a Sala de Apoio à Diversidade Sexual atua como um espaço de escuta qualificada, acolhimento e orientação, onde cada pessoa é atendida com respeito à sua identidade e às suas necessidades, fortalecendo políticas públicas municipais e reafirmando o compromisso do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro com os direitos humanos.

Com essa ação, Penedo avança de forma concreta na construção de uma saúde pública mais inclusiva, reafirmando-se como referência em políticas públicas voltadas à diversidade e à promoção da equidade, garantindo que a população LGBTQIAPN+ tenha acesso a cuidados de saúde com qualidade, segurança e cidadania.