Sala da Diversidade Sexual de Penedo é referência em acolhimento e cuidado à população LGBTQIAPN+
O investimento da Prefeitura de Penedo garante acesso integral à saúde, com serviços que incluem consultas médicas, atendimento de enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia
A Prefeitura de Penedo celebra o funcionamento da Sala de Apoio à Diversidade Sexual, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponível para a comunidade LGBTQIAPN+ no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes.
Com equipe de saúde completa desde agosto de 2025, a Sala da Diversidade aberta em dezembro de 2024 se consolida como um marco histórico para a saúde pública do município e de Alagoas, sendo o primeiro do tipo no estado, oferecendo atendimento especializado e humanizado ao seu público-alvo.
O investimento da Prefeitura de Penedo garante acesso integral à saúde, com serviços que incluem consultas médicas, atendimento de enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia, além de ações voltadas à prevenção, como diagnósticos, acompanhamento contínuo e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), método preventivo que utiliza antirretrovirais para proteger pessoas contra a infecção pelo HIV.
“A Sala da Diversidade Sexual nasceu para enfrentar um problema histórico, o medo de buscar atendimento por causa do preconceito. E com esse direcionamento, as pessoas chegam mais seguras, confiantes e acolhidas porque o serviço foi planejado para garantir dignidade, respeito e cuidado integral, sem julgamentos. Penedo mostra, na prática, que inclusão não é discurso, é política pública feita com responsabilidade e humanidade”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
A inovação apresenta resultados expressivos, com 72 atendimentos com enfermeiro e médica, gerando acompanhamento contínuo para 22 pacientes até janeiro deste ano. Ao todo, 104 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites foram realizados, além da distribuição de 390 comprimidos de PrEP, reforçando as ações de prevenção. O serviço também garantiu o acesso a 390 exames laboratoriais e de imagem, além de promover 14 consultas com especialistas, fortalecendo o cuidado integral e o acompanhamento qualificado da população LGBTQIAPN+.
A proposta é promover o cuidado integral e contribuir para a redução das desigualdades em saúde enfrentadas historicamente por essa parcela da população penedense.
“O compromisso da Prefeitura de Penedo não fica restrito apenas às datas comemorativas no calendário, entramos para a história como o primeiro município de Alagoas a implementar uma Sala da Diversidade. A gente mostra que o respeito e a identidade de gênero são prioridade. É aqui que as pessoas da comunidade encontram o suporte necessário para garantir seus direitos fundamentais, desde o nome social até o acesso digno à saúde, sem preconceito”, afirma a Dra. Lys Sanchez, médica responsável pela Sala de Apoio à Diversidade Sexual.
“A Sala de Apoio à Diversidade teve ótima aceitação pela comunidade LGBTQIAPN+, por ser um espaço de acolhimento, respeito e pertencimento. Esperamos que cada vez mais haja um aumento na procura do serviço, à medida que mais pessoas se sintam seguras e confiantes para acessá-lo. Com o fortalecimento desse vínculo, a Sala tende a se consolidar como um espaço cada vez mais seguro e transformador”, acrescenta o enfermeiro Vanderson Matias.
Assegurando atendimento digno, respeitoso e equitativo, a Sala de Apoio à Diversidade Sexual atua como um espaço de escuta qualificada, acolhimento e orientação, onde cada pessoa é atendida com respeito à sua identidade e às suas necessidades, fortalecendo políticas públicas municipais e reafirmando o compromisso do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro com os direitos humanos.
Com essa ação, Penedo avança de forma concreta na construção de uma saúde pública mais inclusiva, reafirmando-se como referência em políticas públicas voltadas à diversidade e à promoção da equidade, garantindo que a população LGBTQIAPN+ tenha acesso a cuidados de saúde com qualidade, segurança e cidadania.
Últimas notícias
Programa Olhar da Gente anuncia triagem de pacientes em Japaratinga
Saúde de Maceió participa de projeto que fortalece formação humanizada no SUS
Programa “De Olho Vivo no Verão” reforça segurança alimentar na orla de Maceió
No Dia Mundial do Câncer, Saúde de Maceió reforça prevenção contra a doença
Polícia prende homem por adulteração de veículo automotor em Messias
Primeiro trecho da AL-102 Norte recebe serviços de pavimentação asfáltica
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
