OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
OMS confirma novo caso fatal do vírus Nipah na Ásia, mas avalia risco baixo de disseminação internacional e mantém monitoramento da doença
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, nessa sexta-feira (6), um novo caso do vírus Nipah em Bangladesh, que terminou com a morte da paciente.
A vítima era uma mulher, entre 40 e 50 anos, que começou a apresentar febre e sintomas neurológicos em 21 de janeiro. Ela foi internada alguns dias depois e morreu no hospital após a confirmação da infecção.
O caso foi registrado na Divisão de Rajshahi, uma das regiões do país onde pequenos surtos foram observados anteriormente.
Autoridades de saúde identificaram 35 pessoas que tiveram contato com a paciente. Todas foram testadas e permanecem sob monitoramento, sem registro de exames positivos até agora.
Possível origem da infecção
A suspeita é que a infecção tenha ocorrido após o consumo de seiva crua de tâmara, prática comum em algumas áreas do país. O alimento pode ser contaminado por secreções de morcegos frugívoros, considerados hospedeiros naturais do vírus Nipah.
Identificado pela primeira vez no fim da década de 1990, o vírus pode provocar desde sintomas leves até quadros graves, com complicações neurológicas e respiratórias. Febre, dor de cabeça, fraqueza, vômitos e convulsões estão entre as manifestações descritas.
Bangladesh notificou o primeiro caso em 2001 e continua registrando ocorrências esporádicas. Segundo a OMS, quatro mortes associadas ao vírus foram relatadas no país ao longo de 2025. A organização mantém vigilância ativa na região e também acompanha episódios recentes registrados na Índia.
Apesar da gravidade potencial da doença, a OMS considera improvável uma disseminação global neste momento.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
