OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
OMS confirma novo caso fatal do vírus Nipah na Ásia, mas avalia risco baixo de disseminação internacional e mantém monitoramento da doença
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, nessa sexta-feira (6), um novo caso do vírus Nipah em Bangladesh, que terminou com a morte da paciente.
A vítima era uma mulher, entre 40 e 50 anos, que começou a apresentar febre e sintomas neurológicos em 21 de janeiro. Ela foi internada alguns dias depois e morreu no hospital após a confirmação da infecção.
O caso foi registrado na Divisão de Rajshahi, uma das regiões do país onde pequenos surtos foram observados anteriormente.
Autoridades de saúde identificaram 35 pessoas que tiveram contato com a paciente. Todas foram testadas e permanecem sob monitoramento, sem registro de exames positivos até agora.
Possível origem da infecção
A suspeita é que a infecção tenha ocorrido após o consumo de seiva crua de tâmara, prática comum em algumas áreas do país. O alimento pode ser contaminado por secreções de morcegos frugívoros, considerados hospedeiros naturais do vírus Nipah.
Identificado pela primeira vez no fim da década de 1990, o vírus pode provocar desde sintomas leves até quadros graves, com complicações neurológicas e respiratórias. Febre, dor de cabeça, fraqueza, vômitos e convulsões estão entre as manifestações descritas.
Bangladesh notificou o primeiro caso em 2001 e continua registrando ocorrências esporádicas. Segundo a OMS, quatro mortes associadas ao vírus foram relatadas no país ao longo de 2025. A organização mantém vigilância ativa na região e também acompanha episódios recentes registrados na Índia.
Apesar da gravidade potencial da doença, a OMS considera improvável uma disseminação global neste momento.
Últimas notícias
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
