Casa de Direitos facilita acesso ao Programa Gás do Povo em Alagoas
Núcleo de Atendimento ao Trabalhador realiza cadastro gratuito e oferece atendimento humanizado à população
A Casa de Direitos, presente em Maceió e Arapiraca, facilita o acesso da população ao Programa Gás do Povo, uma política pública federal que amplia o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A casa, que pertence à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), é porta aberta para quem precisa desse serviço, viabilizando o cadastro gratuito por meio do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador.
O Programa Gás do Povo substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros e garante a gratuidade na recarga do botijão de GLP (13 kg) em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias. Essa mudança garante que o benefício seja usado diretamente para proteger a saúde dos brasileiros e promover dignidade.
A assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, explica que, para ter direito ao benefício, a família deve atender aos critérios de elegibilidade e estar com o CadÚnico atualizado, sendo todo o processo de cadastro realizado gratuitamente na Casa de Direitos.
“A família precisa estar inscrita no CadÚnico, com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses, e ter renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo. A pessoa deve comparecer à Casa de Direitos com uma conta GOV ativa, mas, caso não tenha, nós realizamos a criação da conta e o download do aplicativo Gás do Povo. Após a aprovação do benefício, a família recebe um vale para a recarga gratuita do botijão, que pode ser utilizado nas revendas credenciadas”, afirma.
Além de reduzir o custo do gás, o Programa Gás do Povo assegura o acesso a direitos básicos como saúde e segurança alimentar. Ao oferecer o botijão gratuito, a iniciativa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e melhorar a qualidade de vida, especialmente de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes.
“O Programa Gás do Povo visa garantir mais segurança e dignidade às famílias, assegurando o acesso ao gás de cozinha, um item indispensável para qualquer residência. Ao facilitar esse acesso, o benefício contribui diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar das famílias, especialmente daquelas em situação de maior vulnerabilidade social”, completou Amanda Lima.
Últimas notícias
Ensino bilíngue é apresentado por JHC como novo modelo educacional em Maceió
PF é comunicada para prender Oruam se ele tentar sair do país
Em reunião com líderes, Motta reclama de críticas de ministros de Lula
Operação Lei Seca prende 16 condutores alcoolizados no final de semana de prévias
CNJ recebe nova denúncia de assédio contra Buzzi, ministro do STJ
Prefeitura de Arapiraca lança feira que coloca o município no calendário agro nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
