Cidadania

Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento

Grande parte dessas ações ocorre em espaços de acolhimento onde os homens são o público atendido

Por 7Segundos, com Assessoria 11/02/2026 13h01 - Atualizado em 11/02/2026 13h01
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Casa Dona Paula, localizada no Sítio Bom Jardim, em Arapiraca - Foto: Assessoria

A presidente da Casa Dona Paula, Rute Nezinho, desenvolve um trabalho contínuo de orientação e conscientização sobre o combate à violência contra a mulher por meio de palestras realizadas na própria comunidade e em outras instituições de Arapiraca e região, com parceria da Federação das Comunidades Acolhedoras de Alagoas (Fratercom).

Grande parte dessas ações ocorre em espaços de acolhimento onde os homens são o público atendido. Nesse contexto, as palestras têm caráter educativo e preventivo, tratando de respeito, convivência, responsabilidade social, consequências legais da violência e os impactos desse comportamento na família e na sociedade.

Durante os encontros, Rute Nezinho apresenta as informações de forma clara e direta, contribuindo para o entendimento do que caracteriza a violência contra a mulher e como ela se manifesta no cotidiano. A condução prioriza o diálogo e a orientação, estimulando reflexão e mudança de atitudes entre os participantes.

Na Casa Dona Paula, localizada no Sítio Bom Jardim, em Arapiraca, esse trabalho integra a rotina institucional. A comunidade é uma instituição sem fins lucrativos voltada ao apoio a dependentes químicos e reconhecida pelo acolhimento e pela atenção às questões sociais que atravessam o processo de recuperação.

A experiência construída no dia a dia da Casa Dona Paula, somada à atuação conjunta com a Fratercom, amplia o alcance das palestras em outras instituições, levando informação e conscientização a diferentes públicos, a partir do contato direto com a realidade dos acolhidos.

O lema da Fratercom é: Comunidades unidas em ação de proteção à mulher.