Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
Ação ocorre nesta segunda-feira (16), percorrendo os corredores e enfermarias da unidade hospitalar
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza, na próxima segunda-feira de Carnaval (16), mais uma edição do Bloco da Humanização. A ação, já tradicional na instituição, é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), e vai percorrer enfermarias e corredores, levando música e interação a pacientes em tratamento, acompanhantes e servidores de plantão.
A atividade acontece em parceria com a Brinquedoteca Alegre e Brinque, do próprio HEA, ampliando o alcance da programação, principalmente entre as crianças internadas. Axé, frevo e marchinhas integram a playlist da folia, criando um momento de descontração dentro do ambiente hospitalar.
Segundo o coordenador do GTH, o assistente social Rodrigo Barbosa, o bloco integra a proposta de cuidado adotada na instituição. “A humanização está presente também nessas iniciativas. O bloco colabora com o tratamento dos pacientes, ajuda a diminuir a ansiedade dos acompanhantes e reconhece o esforço dos servidores que seguem em plantão, mesmo durante o carnaval”, afirmou.
A assistente social Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque, destacou o papel cultural e educativo da ação. “Neste ano de 2026, trazemos cultura, música e orientação sobre os cuidados nesse período carnavalesco, além da alegria com os brinquedistas da Brinquedoteca Alegre e Brinque”, disse.
Integrante do GTH, Verônica da Silva também ressaltou a importância da iniciativa. “É uma maravilha, tanto para o funcionário quanto para os pacientes. A gente deixa o ambiente mais alegre e descontraído. Os pacientes ficam mais felizes. Faz parte dessa terapia também. A música também é um cuidado. Eles agradecem quando a gente passa conversando e levando essa alegria”, relatou.
Além do bloco carnavalesco, o Grupo de Trabalho de Humanização é responsável por reunir a equipe multiprofissional no projeto Sala de Espera. A ação orienta familiares e amigos de pacientes que aguardam na recepção do HEA o horário de visita, com informações sobre normas, rotinas e funcionamento do hospital.
Para a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, o trabalho do GTH integra a política de cuidado da instituição hospitalar.
“O Hospital de Emergência tem como prioridade o atendimento técnico aliado ao cuidado humano. As ações do GTH, sejam educativas ou culturais, aproximam o hospital das pessoas e contribuem para um ambiente mais acolhedor”, declarou.
Últimas notícias
Após mensagens com ameaças, SSP realiza operação policial na Santa Amélia
Blitz intensifica fiscalização e apreende veículos irregulares na saída de Maceió
Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios
Polícia Militar apreende armas de fogo e drogas em ações na Região Metropolitana de Maceió
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
IMA recolhe quase meia tonelada de lixo em Passo de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
