Geral

Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió

A doação deve ser realizada até esta sexta-feira (20), no bairro Farol, em Maceió

Por Valeska Miranda* 18/02/2026 13h01 - Atualizado em 18/02/2026 13h01
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Edlani necessita de doações de sangue do tipo A- O- - Foto: Reprodução/Cortesia

A arapiraquense Edlani Alves Barbosa, de 48 anos, moradora do Bairro Primavera, em Arapiraca, no Agreste alagoano, está necessitando de doações de sangue do tipo A- O- para conseguir passar por uma cirurgia cardíaca que será realizada no dia 24 deste mês.

No entanto, as doações destinadas à Edlani devem ser efetuadas até esta sexta-feira (20), no Laboratório Hemopac, localizado na rua Itatiaia, n° 96, no bairro Farol, em Maceió, capital de Alagoas.

Edlani afirma que está confiante quanto a sua recuperação e conta com a solidariedade dos doadores para que o procedimento cirúrgico dela seja realizado com sucesso, e agradece, de antemão, a todos que se dispuserem a colaborar voluntariamente com a sua campanha de doação.

Quem pode doar


Para doar, o voluntário deve seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), visando assegurar o bem-estar do doador, assim como dos pacientes que irão receber o sangue. Entre os principais critérios, estão a idade, que deve variar de 16 a 69 anos, e o peso, que deve ser de no mínimo 50 quilos.

É exigido também comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação original e oficial com foto, assim como o acompanhante, no caso de o candidato à doação de sangue ser menor de idade. Isso porque, conforme o Ministério da Saúde, voluntários menores de 18 anos só podem doar sangue acompanhados de um responsável legal, devidamente identificados.

Estagiária sob supervisão*