Ronda no Bairro segue sem data para implantação em Arapiraca mesmo após nova previsão
Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa reforça pedido de ampliação do programa para a cidade, que aguardava início das atividades desde fevereiro
A implantação do programa Ronda no Bairro em Arapiraca, anunciada para ocorrer em fevereiro de 2026, ainda não saiu do papel. Passados os primeiros dias de março, não há sinais de início das atividades do programa estadual na cidade, segunda maior de Alagoas e principal polo econômico e social do interior do estado.
Em novembro de 2025, o Governo de Alagoas havia informado, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que a inauguração da base do Ronda no Bairro no município estava prevista para o dia 26 de fevereiro deste ano. A expectativa era de que o programa ampliasse as ações de policiamento comunitário na região, aproximando as forças de segurança da população.
Apesar da previsão oficial, o programa ainda não foi implantado. O Portal 7Segundos entrou em contato novamente com a assessoria da Seprev para entender o motivo da demora e se existe uma nova data para o início das atividades. Segundo o órgão, houve a necessidade de mudanças no prédio que sediará o programa em Arapiraca, mas a previsão é de que os trabalhos sejam iniciados ainda no primeiro semestre de 2026. "Em maio, se a reforma e ajustes do novo prédio ficarem prontos", informou a assessoria.
Enquanto isso, o tema voltou a ser debatido na Assembleia Legislativa de Alagoas. No último dia 5 de março, os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade e em segunda votação, o projeto de lei ordinária nº 927/2024, de autoria do deputado André Silva (Republicanos), que autoriza o Poder Executivo a ampliar a atuação do programa Ronda do Bairro para o município de Arapiraca.
De acordo com o parlamentar, a proposta busca reforçar as ações de segurança pública na região e ampliar o alcance do programa estadual, criado em 2018 para atuar com foco no policiamento comunitário e na prevenção à violência.
“A proposição tem por objetivo estender a abrangência do Programa Ronda do Bairro, atualmente em funcionamento em outros municípios do Estado, para que também contemple a cidade de Arapiraca, reforçando a presença das forças de segurança e promovendo maior proteção social à população local”, destacou o deputado durante a tramitação da matéria.
A expectativa em torno da implantação do programa na cidade não é recente. Desde a criação do Ronda no Bairro, em 2018, lideranças políticas e representantes da sociedade civil defendem a interiorização da iniciativa e a inclusão de Arapiraca entre os municípios atendidos.
Nos últimos anos, o Governo de Alagoas ampliou o programa para outras localidades, inclusive no litoral. Diante desse cenário, a população do Agreste segue aguardando a chegada do serviço que tem como proposta fortalecer a segurança comunitária, por meio de patrulhamento preventivo, mediação de conflitos e ações sociais.
Arapiraca, que concentra uma população superior a 230 mil habitantes e exerce influência sobre dezenas de municípios da região, tem índices de criminalidade e conflitos sociais muito maiores do que outros municípios que já contam com o programa, mas segue aguardando a implantação da iniciativa.
Últimas notícias
Tiroteio em pousada na Pajuçara acaba em pânico e hóspede preso em Maceió
Manobra com Renan Filho no Senado favorece aprovação de Messias ao STF
Fuga de suspeito de estupro no Agreste de AL vira briga entre deputado e advogada
Ex-reeducando é assassinado com tiros na cabeça no bairro Jacintinho
Lagoa da Canoa participa de Encontro Regional da Primeira Infância no SUAS em Salvador
Prefeitura inscreve ambulantes para a venda de flores nos cemitérios de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
