Alagoas nega pedido de Lula para baixar ICMS do diesel
Decisão acompanha maioria dos estados que apontam prejuízos com a manobra
O governo de Alagoas decidiu que não vai reduzir o ICMS sobre o diesel. A manobra havia sido recomendada pelo presidente Lula (PT) diante do conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã no Oriente Médio, o que tem pressionado os preços dos combustíveis.
Boa parte dos governadores são contra a redução do imposto sem nenhum tipo de compensação por parte do governo federal. A justificativa é de que abrir mão do ICMS poderia afetar o financiamento de serviços essenciais no estado.
Segundo avaliação da Secretaria da Fazenda de Alagoas, a manobra não representaria uma queda efetiva no preço final dos combustíveis, o que gera certo temor em adotar a redução do ICMS.
Em Alagoas, a alíquota fixa por litro de diesel é de R$ 1,17, modelo que evita aumentos automáticos do imposto em momentos de alta do petróleo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne nesta quarta-feira (18) com representantes dos estados para apresentar uma proposta do governo federal sobre a redução do ICMS. O ministro não revelou detalhes da proposta.
Últimas notícias
Ufal abre seleção para incubação de 17 empreendimentos em Maceió e Arapiraca
Na reta final, Júlia Nunes intensifica campanha em Maceió e amplia contato com eleitores
Arapiraca e Craíbas entram em lista para receber royalties da mineração
15 municípios de Alagoas entram na lista para receber royalties da mineração
Corpo é encontrado em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Após denúncia do 7Segundos, prefeitura retira sucatas que empresário colocou na rua
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
