Após denúncias de Leonardo Dias, auditoria aponta falhas na regulação do SUS em Maceió e Alagoas
Em janeiro deste ano, Leonardo apresentou uma denúncia ao MPE sobre problemas encontrados em hospitais regionais do estado
O vereador Leonardo Dias (PL) repercutiu, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió, na manhã desta quinta-feira (16), as recomendações emitidas por órgãos de controle que apontam falhas graves na regulação de leitos hospitalares em Alagoas e na capital. Ao tratar do tema, o parlamentar destacou que as conclusões confirmam problemas que ele vem denunciando há anos em sua atuação de fiscalização na rede pública de saúde.
As recomendações foram expedidas na segunda-feira pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública da União (DPU), com base em auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), que analisou o período entre janeiro de 2023 e maio de 2024. Para Leonardo Dias, o documento chega com atraso, mas reforça um cenário que, segundo ele, só piorou.
“Eu venho à tribuna há anos falando sobre pacientes que passam dias, às vezes meses, esperando uma transferência das UPAs para um leito hospitalar. Esse relatório mostra um problema antigo, mas a realidade hoje é ainda mais grave”, afirmou.
Em janeiro deste ano, Leonardo apresentou uma denúncia ao MPE sobre problemas encontrados em hospitais regionais do estado.
O vereador tem visitado as unidades de saúde de Maceió desde 2021 e entende que o gargalo não está apenas no atendimento das UPAs, como muitas vezes se aponta, mas na falta de organização e eficiência no sistema de regulação de leitos. Segundo ele, a ausência de planejamento e de qualificação técnica compromete toda a rede.
Uma das recomendações determina que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentem, em até 30 dias, um plano de capacitação para os profissionais que atuam na regulação. O relatório indica que não há treinamento adequado para essas equipes — um fator que, na avaliação de Dias, ajuda a explicar a demora no encaminhamento de pacientes.
“Temos um sistema sendo operado por pessoas que não receberam a devida capacitação. Isso impacta diretamente a vida de quem está esperando por um leito”, criticou.
Outro ponto destacado pelo vereador é a recomendação que obriga o município e o estado a detalharem, em até 60 dias, o perfil assistencial de toda a rede hospitalar, incluindo unidades públicas, filantrópicas e privadas contratualizadas. O pedido coincide com uma solicitação feita por ele por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), ainda sem resposta.
Dias também chamou atenção para possíveis irregularidades contratuais e falhas estruturais apontadas pelos órgãos de controle, classificando o cenário como um “colapso administrativo” na saúde pública.
“O que vemos hoje é desorganização, falta de gestão e incapacidade de atender à população. Isso não é novidade. Nós já denunciamos isso antes, e agora os próprios órgãos confirmam”, disse.
Ao encerrar, Leonardo afirmou que, apesar de considerar as recomendações um avanço, a situação atual da rede é mais crítica do que a registrada na auditoria. Ele defendeu novas inspeções e cobrou medidas imediatas para evitar o agravamento do quadro.
“Se uma nova auditoria fosse feita hoje, o resultado seria ainda pior. A saúde em Maceió e Alagoas está se deteriorando, e quem paga essa conta é a população que depende do SUS”, concluiu.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
