Sistema Faeal/Senar leva assistência técnica e fortalece produção rural em São José da Tapera
O objetivo é alinhar a atuação dos técnicos e assegurar que o conhecimento seja aplicado de forma prática pelos produtores
O Sistema Faeal/Senar segue ampliando sua atuação no interior de Alagoas, com ações de assistência técnica e gerencial que já alcançam produtores rurais na região do Canal do Sertão. Em São José da Tapera, agricultores atendidos pela ATeG começam a colher os resultados da aplicação da metodologia voltada ao aumento da produtividade e à melhoria da gestão no campo.
Durante as visitas periódicas de técnicos de campo e supervisores, a equipe acompanha de perto o trabalho desenvolvido nas propriedades, garantindo que as orientações sigam os fundamentos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O objetivo é alinhar a atuação dos técnicos e assegurar que o conhecimento seja aplicado de forma prática pelos produtores.
O supervisor Juciêdes Rodrigues explica que atua como elo entre técnicos e agricultores, monitorando os resultados planejados e ajustando estratégias conforme a necessidade de cada propriedade. “A proposta é incentivar uma produção mais eficiente, com qualidade e planejamento, respeitando o tempo adequado de plantio e colheita”, afirmou.
Um dos focos do trabalho é a organização da produção de acordo com períodos de maior demanda de mercado. “No caso do produtor Damião Barbosa de Abreu, por exemplo, o planejamento é direcionado para atender à procura durante o período junino, com o cultivo de milho verde e milho doce. A partir desse objetivo, são definidos cronogramas de plantio, colheita e estratégias de comercialização”, garantiu a técnica de campo Symonne Fernandes, que atende o agricultor.
Segundo Damião Barbosa, o acompanhamento técnico tem sido fundamental para corrigir falhas e aprimorar o manejo da produção. “A técnica explica tudo que a gente precisa fazer para garantir uma maior produtividade, e com isso aprendemos o que estamos fazendo de errado e passamos a fazer do jeito certo”, destacou.
A iniciativa reforça a importância da assistência técnica contínua como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável do agronegócio alagoano, promovendo ganhos de produtividade e melhores oportunidades de renda para os produtores rurais.
“A visita realizada no Canal do Sertão só confirma a vocação da ATeG do Senar Alagoas de atender o produtor rural do nosso estado em todas as regiões, nas mais variadas condições climáticas e de solo. É a prova de que estamos no caminho certo".

Veja também
Últimas notícias
Homem morre baleado no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió
Mulher leva soco do próprio irmão após discussão em Arapiraca
Homem armado com faca invade residência e empurra idosa em Craíbas
PIX na Europa? Conexão pode baratear transferências e reduzir envio a segundos
Jovem morre após ser atingido com golpe de cano na cabeça durante confusão
Homem é assassinado a tiros em via pública de São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
