Política

Renan Filho promete apresentar proposta para resolver falta de maternidade em Arapiraca

Durante a coletiva, Renan Filho relacionou a necessidade da maternidade à expansão da rede de saúde pública na região Agreste

Por Wanessa Santos 24/05/2026 10h10 - Atualizado em 24/05/2026 11h11
Renan Filho promete apresentar proposta para resolver falta de maternidade em Arapiraca
Pré-candidato ao governo de Alagoas, Renan Filho - Foto: Reprodução/Vídeo

Durante a inauguração do restaurante popular Alagoas Sem Fome, neste domingo (24), em Arapiraca, o ex-governador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho, afirmou que pretende discutir uma solução para a falta de maternidade no município.

O tema foi levantado durante entrevista coletiva, quando o senador foi questionado sobre a falta de maternidade em Arapiraca. Referência para a segunda macrorregião de saúde e responsável pelo atendimento de 46 municípios, a principal cidade do Agreste enfrenta atualmente a ausência do serviço, fazendo com que gestantes precisem buscar atendimento em outras regiões para dar à luz.

Ao responder o questionamento, Renan Filho afirmou que pretende conversar com a direção do Hospital Regional de Arapiraca e defender uma solução antes mesmo do período eleitoral.

“Inclusive vou fazer uma conversa em breve com o pessoal do Hospital Regional. Eu sempre fui muito parceiro deles e o regional cumpriu um papel muito importante no nascimento de crianças aqui em Arapiraca. Isso tem que ser resolvido”, afirmou.

O pré-candidato disse ainda que pretende apresentar ao governador Paulo Dantas uma proposta envolvendo recursos federais para enfrentar o problema.

“Até antes da eleição, como senador da República, eu vou apresentar ao governador uma proposta de solução, inclusive ajudando nos recursos federais para isso”, declarou.

Durante a coletiva, Renan Filho relacionou a necessidade da maternidade à expansão da rede de saúde pública na região Agreste.

“Se nós estamos construindo hospital novo aqui, se nós construímos unidade de pronto atendimento, nós temos que ter, obviamente, em Arapiraca, todos os serviços do nascimento da criança ao trauma quando a pessoa precisar”, disse.

O ex-governador também citou obras realizadas durante sua gestão, como o Hospital da Mulher, em Maceió, e os hospitais regionais no interior do estado.

“O nascimento é fundamental e para mim mais ainda, porque eu construí o Hospital da Mulher, onde já nasceram mais de 30 mil crianças em Maceió”, afirmou.

Ao final, Renan Filho disse acreditar que será possível encontrar uma solução para a retomada do serviço de maternidade em Arapiraca.

“Vamos nessa conversa encontrar uma solução, um caminho para que Arapiraca tenha a solução desse problema, porque isso é fundamental pra cidade”, concluiu.