Programa do Banco do Nordeste vai impulsionar turismo e desenvolvimento econômico no Agreste
Lançamento oficial do Prodeter acontece nesta quarta-feira, em Arapiraca, com participação de instituições parceiras e representantes do setor
O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do turismo no Agreste alagoano, será lançado oficialmente nesta quarta-feira (3), às 10h, no Senac Arapiraca.
A iniciativa é coordenada pelo Banco do Nordeste (BNB) e reúne instituições parceiras como a Instância do Agreste, Senac, Sebrae e prefeituras municipais. Nesta primeira etapa, participam diretamente os municípios de Arapiraca, São Sebastião e Limoeiro de Anadia.
O objetivo do programa é identificar potencialidades turísticas da região e promover ações integradas para estimular o desenvolvimento econômico por meio do turismo.
Segundo a diretora financeira da Instância de Governança do Agreste, Zilma Galdino, o projeto representa uma oportunidade de fortalecer o setor e ampliar a visibilidade do Agreste como destino turístico. “Estamos muito felizes em unir forças com o Banco do Nordeste para promover o turismo na nossa região, principalmente em Arapiraca. Queremos apresentar o programa e mostrar como ele pode contribuir para o desenvolvimento do Agreste”, destacou.
O coordenador do Prodeter e agente de desenvolvimento do BNB, Claudevan Santos, explicou que o papel do banco será articular políticas públicas e unir instituições parceiras para estruturar ações voltadas ao turismo.
De acordo com ele, está previsto um plano de ações com duração de dois anos, envolvendo iniciativas voltadas à qualificação, fortalecimento de empreendimentos e estímulo à atividade turística regional. “O Banco do Nordeste entra com a metodologia e a articulação junto aos parceiros. A ideia é fomentar o turismo e fortalecer toda a cadeia produtiva ligada ao setor”, afirmou.
Já o gerente do Banco do Nordeste em Arapiraca, Fred Fonseca, destacou que o turismo do Agreste possui características próprias e potencial para crescer em diferentes segmentos.
Segundo ele, além do turismo religioso, a região tem vocação para o turismo de negócios e de eventos, o que demanda investimentos em hospedagem, alimentação, receptivo turístico e outros serviços ligados à atividade. “O turismo do Agreste é diferente do turismo de sol e mar do litoral. Temos um grande potencial que precisa ser estruturado e fortalecido para gerar mais oportunidades e desenvolvimento para a região”, ressaltou.
A expectativa é reunir empresários, gestores públicos, representantes de instituições parceiras e profissionais ligados ao setor turístico durante o lançamento oficial do programa.
Últimas notícias
Destroços de helicóptero com cantor Rick são encontrados; não há sobreviventes
Homem pilotando jetski nas ruas do Benedito Bentes viraliza nas redes
Ninho Cineclube promove primeira sessão de cinema para famílias com bebês em Maceió
Casal de idosos se emociona ao encontrar água durante perfuração de poço
Moradores do Clima Bom podem tirar dúvidas sobre regularização fundiária nesta quarta (23)
Casal de idosos ganha casa nova após décadas vivendo em situação precária
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
