“Não há motivo para preocupação”, diz Anatel após alertas falsos
Agência divulgou nota em que reforça que mensagens não foram enviadas por autoridades. Envio de alertas é investigado pela Polícia Federal
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se pronunciou sobre os alertas falsos recebidos por brasileiros, na madrugada deste sábado (20), após um ataque hacker na plataforma da Defesa Civil.
Em nota, a Anatel reforçou que as mensagens não foram emitidas pelas autoridades responsáveis pelo sistema. “Não há, neste momento, qualquer motivo para preocupação por parte da população em decorrência das mensagens recebidas”, afirmou a agência.
A Anatel ressaltou que a Defesa Civil apura o caso e adotará as “providências cabíveis para identificar as circunstâncias do evento”.
O texto explica, ainda, que a tecnologia Cell Broadcast, responsável pelo envio de mensagens, pertence à plataforma da própria Defesa Civil, e que as prestadoras de serviços realizam apenas a transmissão do conteúdo nos locais definidos pelas autoridades.
A nota termina defendendo a importância do sistema, por meio do qual alertas climáticos são enviados à população em situação de risco.
“A Agência reforça a relevância do sistema de alertas por Cell Broadcast, apto a cumprir seu propósito de apoiar as ações de prevenção e resposta a desastres, contribuindo para a proteção da população e a preservação de vidas.”
Alerta na madrugada
• Em todo o país, vários moradores receberam alertas falsos na madrugada deste sábado (20).
• As mensagens continham a palavra “misantropia”, que significa aversão, desconfiança ou repulsa generalizada ao ser humano e à natureza humana.
• O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou que o disparo foi feito por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.
• Em São Paulo, os celulares vibraram por volta de 1h30. Em nota, a Defesa Civil estadual disse que tomou conhecimento sobre os alertas contendo “conteúdo incompatível com os protocolos oficiais de comunicação de emergências” e acionou os órgãos competentes.
• “Assim que os relatos foram identificados, foram iniciados os procedimentos de verificação junto aos órgãos competentes, incluindo a Defesa Civil Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e demais instituições envolvidas na operação do sistema, para apuração da origem da mensagem”, diz a nota do órgão estadual paulista.
• A Defesa Civil de São Paulo desabilitou a ferramenta até que o caso seja esclarecido.
Últimas notícias
Castramóvel ultrapassa 3 mil castrações de animais em Palmeira dos Índios
PC investiga morte brutal de adolescente e apura ligação com tráfico de drogas
Maragogi além do mar: conheça outros pontos turísticos do Caribe Brasileiro
PRF prende homem por porte ilegal de três armas de fogo em Campo Alegre
Grupo alvo de operação ostentava vida de luxo com dinheiro de golpes
Manutenção programada deve afetar serviços online da Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
