IBGE e Ministério da Saúde iniciam Pesquisa Nacional de Saúde em Arapiraca
Participação dos moradores ajudará a identificar as principais necessidades de saúde e a aprimorar os serviços oferecidos à população
Uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde (MS), com apoio da Prefeitura de Arapiraca, vai iniciar a Pesquisa Nacional de Saúde 2026 em todo o território do município. A pesquisa, que neste ano chega à terceira edição, está sendo realizada entre julho e outubro e é fundamental para conhecer a realidade da população brasileira no acesso aos serviços e profissionais de saúde.
Ao todo, os entrevistadores visitarão cerca de 140 mil domicílios ao redor do país, que foram previamente selecionados a partir do banco de dados do IBGE. Serão coletadas informações sobre hábitos de saúde, moradia, trabalho, educação e renda, além de atividades do cotidiano que influenciam a qualidade de vida. Além disse, também acontecerá coleta de sangue e urina, com apoio de laboratórios parceiros, para alguns participantes selecionados.
A secretária Rafaella Albuquerque explica que a pesquisa contribuirá para melhorar os serviços de saúde oferecidos no município e a colaboração da população é fundamental. “É muito importante que as famílias recebam os entrevistadores do IBGE e respondam ao questionário com sinceramente, porque essas informações vão contribuir diretamente pra que a gente consiga criar políticas públicas que atendam às demandas reais da nossa população, fortalecendo o SUS como um instrumento cada vez mais eficaz e resolutivo”, afirma.
Por meio da PNS, será possível colher dados sobre índices de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e obesidade, além de informações como a quantidade de pessoas que já receberam diagnóstico de depressão ou utilizam remédios de uso contínuo, se os usuários conseguem atendimento médico quando precisam, se as pessoas idosas recebem os cuidados necessários e outros tipos de respostas que precisam chegar aos gestores da saúde brasileira, seja ela pública ou privada.
Como consequência do trabalho realizado pelo IBGE, em parceria com os órgãos de saúde e a própria população, as políticas públicas e ações de saúde se tornarão mais eficazes, possibilitando maiores investimentos em programas de prevenção de doenças e promoção da saúde e também a ampliação do acesso ao SUS priorizando regiões e grupos populacionais que demandam maior atenção.
Veja também
Últimas notícias
Prazo para empresas optarem por Simples acaba nesta quinta
Homem de 58 anos é encontrado morto dentro de casa em Palmeira dos Índios
Marcos Madeira afunda mais uma com votação em Maragogi, apontam números
Fim da 6x1: quais profissões serão afetadas pela mudança e quem fica de fora
Entrevista do presidente Lula na Globo: veja quando e onde assistir
Alcolumbre anuncia votação da PEC da Segurança Pública para esta quinta
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
