IBGE e Ministério da Saúde iniciam Pesquisa Nacional de Saúde em Arapiraca
Participação dos moradores ajudará a identificar as principais necessidades de saúde e a aprimorar os serviços oferecidos à população
Uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde (MS), com apoio da Prefeitura de Arapiraca, vai iniciar a Pesquisa Nacional de Saúde 2026 em todo o território do município. A pesquisa, que neste ano chega à terceira edição, está sendo realizada entre julho e outubro e é fundamental para conhecer a realidade da população brasileira no acesso aos serviços e profissionais de saúde.
Ao todo, os entrevistadores visitarão cerca de 140 mil domicílios ao redor do país, que foram previamente selecionados a partir do banco de dados do IBGE. Serão coletadas informações sobre hábitos de saúde, moradia, trabalho, educação e renda, além de atividades do cotidiano que influenciam a qualidade de vida. Além disse, também acontecerá coleta de sangue e urina, com apoio de laboratórios parceiros, para alguns participantes selecionados.
A secretária Rafaella Albuquerque explica que a pesquisa contribuirá para melhorar os serviços de saúde oferecidos no município e a colaboração da população é fundamental. “É muito importante que as famílias recebam os entrevistadores do IBGE e respondam ao questionário com sinceramente, porque essas informações vão contribuir diretamente pra que a gente consiga criar políticas públicas que atendam às demandas reais da nossa população, fortalecendo o SUS como um instrumento cada vez mais eficaz e resolutivo”, afirma.
Por meio da PNS, será possível colher dados sobre índices de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e obesidade, além de informações como a quantidade de pessoas que já receberam diagnóstico de depressão ou utilizam remédios de uso contínuo, se os usuários conseguem atendimento médico quando precisam, se as pessoas idosas recebem os cuidados necessários e outros tipos de respostas que precisam chegar aos gestores da saúde brasileira, seja ela pública ou privada.
Como consequência do trabalho realizado pelo IBGE, em parceria com os órgãos de saúde e a própria população, as políticas públicas e ações de saúde se tornarão mais eficazes, possibilitando maiores investimentos em programas de prevenção de doenças e promoção da saúde e também a ampliação do acesso ao SUS priorizando regiões e grupos populacionais que demandam maior atenção.
Veja também
Últimas notícias
Câmara discute afundamento dos bairros e espigões no Litoral Norte na próxima semana
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Arapiraca
Perdão da dívida de MEI será automático a partir de 1º de janeiro; veja regras
Falsos veterinários são indiciados após castrações clandestinas em Maceió
Arthur Lira articula nos bastidores presidência da CCJ do Senado Federal
Circuito Câmara recebe crianças do projeto Mais Pela Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
