Coral de 60 vozes emociona público no aniversário da Comunidade Dona Paula
Mais de 4 mil homens já foram acolhidos pela instituição
Canto, fé, emoção e histórias de superação marcaram a celebração dos 16 anos da Comunidade Terapêutica Dona Paula. Durante a programação, realizada na manhã deste domingo (6), no Sítio Bom Jardim, em Arapiraca, um coral formado por 60 homens acolhidos pela instituição emocionou familiares, convidados e colaboradores ao interpretar louvores que refletem a experiência de transformação vivenciada durante o período de tratamento.
Conduzida pelo pastor Ricardo, a apresentação foi marcada por momentos de intensa emoção. As vozes dos acolhidos deram um significado especial à celebração, traduzindo em música a caminhada de homens que buscam reconstruir suas vidas e retomar os vínculos familiares e sociais.
Entre os presentes estava a candidata a deputada federal Rute Nezinho (5511), que está temporariamente afastada das atividades administrativas da instituição em razão do período eleitoral. Emocionada com a apresentação, Rute destacou a importância do trabalho desenvolvido pela comunidade ao longo dos 16 anos.
“É uma história construída com muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, amor pelas pessoas. Restaurar vidas significa devolver esperança, dignidade e a possibilidade de um novo começo”, destacou.
Ao longo de sua trajetória, a Comunidade Terapêutica Dona Paula já acolheu mais de 4 mil homens, com idades entre 18 e 60 anos. O período de acolhimento é de aproximadamente seis meses e inclui atividades voltadas à recuperação, convivência, espiritualidade e reconstrução de vínculos.
Um dos acolhidos que concluiu recentemente o ciclo de tratamento é Wesley Cristóvão, de 28 anos. Morador do bairro Santa Lúcia, em Maceió, ele encerrou os seis meses de acolhimento e retorna para casa neste fim de semana. Para Wesley, a espiritualidade teve papel decisivo em sua transformação.
“Eu nunca tinha aberto uma Bíblia na minha vida. Na nossa rotina, todos os dias temos contato com a Palavra de Deus. Além disso, a equipe técnica realmente se importa com a gente. Aqui, de fato, ganhamos uma outra família”, declarou.
José Roberto, 56 anos, também testemunhou a experiência vivida na Casa Dona Paula. Ele afirmou que já passou por seis comunidades terapeuticas em várias regiões do estado. Mas afirma que nesta comunidade tem algo diferente.
“Todas as casas de recuperação têm o objetivo de recuperar os dependentes químicos. Mas essa é especial. A gente se sente valorizado nas pequenas ações do dia a dia. No tom afetuoso da voz, no olhar de compreensão e na resolução de problemas que envolvem nossa família e que a equipe técnica da Casa ajuda a solucionar”, relatou.
Para Rute Nezinho, cada homem acolhido representa uma história particular e um desafio diferente. Segundo ela, os resultados alcançados ultrapassam a recuperação individual e alcançam também as famílias.
“Cada pessoa que passa por aqui traz uma história diferente. Quando conseguimos ajudar alguém a recuperar sua dignidade, reconstruir os vínculos com a família e voltar a acreditar em si mesma, sabemos que todo esforço valeu a pena”, afirmou.
A psicóloga Mônica Araújo, atual diretora da instituição, ressaltou que a estrutura da Comunidade Dona Paula também contribui para o desenvolvimento das atividades realizadas durante o período de acolhimento. Além de um espaço específico destinado à rotina espiritual, a instituição conta com dormitórios climatizados, laboratório de informática, campo de futebol, campo de areia, quadra de squash e outros espaços ao ar livre.

Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por irregularidades em motocicleta no município de Jundiá
MPAL acompanha investigação sobre morte de mulher baleada durante abordagem policial
Coral de 60 vozes emociona público no aniversário da Comunidade Dona Paula
Ministros aposentados do STF assinam carta pedindo apuração rigorosa
Integrante do CV suspeito de participar do duplo homicídio é preso em Maceió
Foragido da Justiça é preso no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
