Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

George Clemente, para cada dez acertos: um erro Grave!

Veja a entrevista de George Clemente sobre sua Gestão

29/12/2016 13h01
George Clemente, para cada dez acertos: um erro Grave!

A Gestão do Prefeito George Clemente, não é, e não deve ser considerada uma gestão pífia, de toda ruim, porém foi sem sobra de dúvidas uma gestão marcada por muitos problemas, conflitos e exposições negativas, muitas delas totalmente evitáveis.

Quem não lembra aqui, lá em 2012 quando o prefeito vendeu às ações que o município tinha, ou mesmo leiloou os carros de luxo do gabinete e secretaria de Educação, motivos de grande repercussão midiática negativa, por falta de explicações sólidas e justificativas para às finalidades financeiras.

E que a mídia, os “meninos dos blogues”, dos sites noticiaram, deram visibilidades e potencializaram às informações.

Mas, o prefeito também retribuiu, ampliou a oferta de ônibus para os universitários, trouxe carros novos para Guarda Municipal e SMTT. Saúde e Educação também melhoraram suas frotas, insuficiente é claro, mas melhoraram.

Na Saúde a gestão enfrentou críticas, assim como ocorre em todo o país, ora por falta de medicamentos, ora por falta de médicos, ou até mesmo de um simples produto/água para um tratamento dentário nos postos de saúde.

Não se pode negar, com parcerias e também sem elas, a gestão inovou nos postos de Saúde, considerados modelos com relação à infraestrutura, muitos ampliados e com atendimentos em larga escala em áreas de relevante carência social, a articulação e parceria com a farmácia do Estado, esses são legados dessa gestão que ficam para ser beneficiados e beneficiar a população miguelense.

E ainda, com ênfase, a nossa Unidade de Pronto Atendimento-UPA, também fruto da busca e interesse desse mandato, que mesmo às duras penas está aí, pronta e funcionando, cabendo agora melhor gerenciamento e valorização dos funcionários.

E dos atrasos de salários e demissões no começo do segundo mandato, quem não lembra, pois é, errou e insistiu no erro de inchar a máquina pública ao ponto que ela não podia, gerando atrasos salariais, demissões, rompimentos políticos e de amizades, criando com isso uma marca negativa que os perseguiram em todos os momentos, antes, durante campanha e agora na elaboração desse texto.

Claro, tentou-se compensar, em tempos de crise é difícil se encontrar Prefeitura com um calendário tão rigoroso e pontual de Pagamento de seus servidores, isso fruto de um controle fiscal e financeiro rígido, dado-se o tom por sua Secretaria de ADM e Finanças.

Sarou a ferida, com toda certeza, mas permaneceram as cicatrizes que fazem a mente relembrar as dores e mágoas.

Muitos direitos das Categorias ainda estão para serem conquistados, mas nunca na história de uma gestão municipal se teve tanto acesso para reivindicar, cobrar e questionar, mesmo muitos, por amarras, conchavos e rabo preso não se utilizando desses direitos.

A Educação conseguiu reajustes não ótimos, mas impensáveis para o momento, as demais categorias tiveram, historicamente, um Plano de Cargos implantado, que não é a maravilha do mundo, mas que já abrem vários e vários precedentes para a Valorização, Reivindicação e Conquistas sócias, deixo como observação o protagonismo dos sindicatos nesse processo, a exemplo do SIMESC.

Ah, quem dera o Minha Casa, Minha Vida tivesse sido melhor gerenciado, e aos invés de ter sido usado para fins políticos, fosse usado para fins sociais de fato e de direito, não restaria a lembrança negativa e ainda assim colher-se-iam os brios do feito, tanto pelos que viram quanto pelos mais de 1.300 beneficiados, eh! Mas não foi assim, e viva a fiscalização de UM do legislativo, de nome Café!

E como eu disse, o mandato não foi de todo ruim, mas esses atos negativos, volto a repetir, muitos desnecessários, estragaram os feitos bons, é como aquela historinha de que uma fruta ruim, no meio do cesto de boas, todas estragam-se.

Que os erros sirvam para reflexões e acertos, tanto do atual gestor, quanto do que assume dia primeiro, que foi vivente de todas essas situações.

Veja a entrevista de George Clemente sobre sua Gestão

Em entrevista, o prefeito George Clemente, fez um balanço do ano de 2016 e de sua gestão. Citando as principais obras, projetos e ações desenvolvidas ao longo dos últimos cinco anos, ele também esclareceu alguns pontos.

 

Leia abaixo a entrevista na íntegra:

2016 finaliza o seu mandato como prefeito. Como o senhor avalia a gestão "Melhorando sua Vida"?

GEORGE CLEMENTE – É difícil avaliar aquilo que eu ajudei a planejar e a realizar. Sei que tivemos alguns tropeços, inúmeras dificuldades, mas a vontade de fazer cada vez mais pela população de São Miguel dos Campos sempre foi maior que tudo. A nossa gestão se preocupou com a qualidade e o acesso aos serviços básicos, que são direitos do cidadão. Dessa forma, apesar das adversidades, acredito que eu e toda a equipe fizemos um bom trabalho ao longo desses cinco anos.

Quais foram os pontos positivos da sua gestão?

GEORGE CLEMENTE – É inegável o volume de obras da nossa gestão. Em todas as áreas tivemos conquistas. Entregamos 1.311 casas, através do Programa "Minha Casa Minha Vida", que realizou o sonho da casa própria de centenas de miguelenses. Construímos e inauguramos uma escola, uma creche e uma quadra coberta - localizadas no Hélio II, onde potencializamos de maneira especial os bons resultados da educação. Na saúde construímos seis Unidades Básicas- UBS, implantamos o Programa Melhor em Casa, um Posto de Coleta na parte alta, um Centro Especializado de Assistência Farmacêutica ("Farmácia Central"), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), uma Academia de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA (Parceria com o governo do estado e federal), adquirimos novos veículos, ambulâncias e equipamentos para modernização destas unidades. Ainda realizamos o saneamento e a pavimentação da Vila Vera Cruz, a drenagem e a pavimentação asfáltica de avenida principal do Hélio (parceria com o governo do estado) e construímos o "point" da cidade, a Praça de Alimentação Getúlio Vargas. Instauramos o CRAS e a Caixa Postal Comunitária, no Coité, além de definirmos o calendário de pagamento do servidor, onde toda última quinta-feira do mês honramos com o nosso compromisso.

Além das obras, quais foram às ações de governo relevantes, efetivadas e realizadas durante os últimos cinco anos?

GEORGE CLEMENTE – Criamos o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos municipais, que é um dos legados da nossa gestão. Instituímos o Plano Intersetorial pela Educação. Também criamos os grêmios estudantis; apoiamos a criação de Conselhos Municipais; realizamos conferências para discutir, avaliar e sugerir melhorias, como a do Idoso, da Mulher, da Juventude e da Saúde; demos total apoio à criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – estimulando a preservação do meio ambiente e a geração de renda; resgatamos o esporte e cultura miguelense; conseguimos adquirir máquinas pesadas como um trator com grade,uma motoniveladora, uma retroescavadeira e mais de 20 veículos para melhorar o atendimento aos miguelenses.

Algumas obras não foram finalizadas, mas estão caminhando e, também são conquistas do seu mandato. Quais são elas?

CLEMENTE – Isso mesmo. Em todas as partes da cidade é possível ver uma obra em andamento. A Orla fluvial, o Shopping popular, galpões do mercado público, CAPS AD e duas Unidades de Acolhimento, uma escola com 12 salas, uma quadra coberta, e três creches no padrão da que inauguramos em 2015. É importante ressaltar que estamos deixando tudo encaminhado nos convênios já assinados, para a 2ª e 3ª etapa da Orla, dos boxes do mercado, da duplicação da entrada da cidade e da drenagem em diversas ruas do loteamento Hélio Jatobá, com isso, sem sombra de dúvidas a nossa gestão foi a que mais conseguiu convênios para nossa cidade, com certeza foi também um grande marco da nossa administração.

Qual a mensagem que o senhor quer deixar para a população miguelense?

GEORGE CLEMENTE - Quero agradecer a todos que nos apoiaram e contribuíram para que São Miguel avançasse. Aumentamos o IDEB da Educação, ampliamos e melhoramos os serviços da saúde e criamos oportunidades para os miguelenses, através de cursos e projetos. Gostaria de ter feito ainda mais, mas o possível, sem dúvidas foi feito. Não esperamos de braços cruzados por ajudas e parcerias. Fomos atrás e mudamos a cara de São Miguel. Foi um grande desafio, mas saio satisfeito com tudo o que conquistamos. A nossa meta foi melhorar a vida dos cidadãos de São Miguel dos Campos, e, apesar dos pesares, acredito que conseguimos.

Desejo a todos boas festas e um 2017 repleto de alegrias e oportunidades. Que possamos evoluir e melhorarmos enquanto cidadãos e seres humanos.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos