Politicando
Renan Calheiros quer Marx Beltrão como 2º senador da chapa
Tanto o ministro como prefeito Joãozinho Pereira tentam ser o vice de Renan Filho
Não passou de estratégia do senador Renan (PMDB), a história de que o ministro Marx Beltrão estaria disposto lançar seu nome como candidato ao Senado e entrar de frente numa disputa contra o líder dos Calheiros. A chapa parece já está fechada para 2018, só mudaria se no meio do caminho algumas conjunturas mais acessíveis para o senador fossem apresentadas. Mas para o ano que vem o grupo vai assim Renan Filho e Luciano Barbosa para o governo e Renan e Marx para o Senado.
Pelo que se comenta nos bastidores de Brasília, Marx vive desconfiado. Quer sair do PMDB em abril do próximo ano que é a época da janela de transferência de partido, mas Renan vai blindar esse movimento controlando todos os partidos que o ministro pode ter futuro.
O PSD, o PSC, o Solidariedade e o PRB. Os quatro 'partidos de Marx' foram na verdade dados por Renan a ele.
PSC em Alagoas é do deputado estadual Sérgio Toledo, que é muito próximo ao Renan e será o candidato a federal dos Calheiros no Vale do Paraíba. A nacional do PSC é comandada pelo Pastor Everaldo, que também é amigo fiel do senador.
PSD é presidido pelo Jorge Galvão, vice - presidente da Casal. Governador Renan Filho tem relação e domínio sob ele. O Kassab tem o partido na mão e relação próxima ao Renan.
Solidariedade é hoje do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. Pessoa indicada por Marx mas que está no governo do estado. O Governador também tem influência. Em nível nacional é do Paulinho da Força Sindical. Que hoje enxerga o senador como a maior autoridade. Principalmente quando convidou Renan a se reunir com Centrais Sindicais e discutir sobre as reformas.
O PRB é do Marcelo Beltrão, que é candidato a deputado estadual e foi presidente da AMA com aval do Renan. Nacional o partido é ligado à Igreja Universal. Renan também pode influenciar no estado sobre a decisão do partido.
Marx tá buscando crescer. Renan vai manter ele de forma que não o ameace.
E outra, Marx indicou SEMARH, Casal e Emater. Tem mais de 200 cargos (se contar os 120 bolsistas de extensão rural da Emater) a disposição.
O Porto de Maceió é uma indicação que Renan passou para o Marx. Então o ministro não pode se rebelar e brigar com Renan porque perderia principal patrimônio político que tem. Com tudo isso, sabemos muito bem quem está no comando.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios registra superlotação
Arsal publica lista final de isenção da taxa de inscrição para concurso público
Com bola rolando e sanfona afinada, Festival da Mandioca abre temporada junina em Lagoa da Canoa
Inauguração da ponte da Comandatuba melhora mobilidade urbana em Porto Calvo
Arapiraca dá início ao maior São João Comunitário do Brasil com espetáculo de tradição e inclusão
