Politicando
Renan pode manter Amélio como conselheiro; Governador quer a vaga de Fernando Toledo

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, concluiu o julgamento do Mandado de Segurança que pedia a anulação da nomeação de Cícero Amélio como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na semana passada.
Com a decisão que foi por unanimidade, a 3ª Turma do TRF decidiu que a vaga de conselheiro ocupada por Amélio desde 2008 é de indicação do governador do Estado, no caso Renan Filho (PMDB) e não da Assembleia Legislativa.
Amélio foi nomeado meses após a investigação da Operação Taturana, a qual é réu.
A decisão partiu após o desembargador Paulo Cordeiro, que já foi juiz federal em Alagoas, assumir a relatoria do Mandado de Segurança impetrado pela OAB, se posicionando em favor da tese defendida pela Ordem.
Ela terá validade após a publicação do acórdão pelo TRRF da 5ª Região, o que ainda não aconteceu. Pelo que a lei exige, Cícero Amélio pode tentar anular a sentença em Brasília.
A solução simples é o governador renomear o Amélio. Apesar de que o seu tio Olavo Calheiros, seu secretário de Saúde, Cristian Teixeira e o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias tiveram os nomes ‘ventilados por Palacianos' como possíveis sucessores.
Mas o que o Politicando conseguiu apurar é que o próximo passo do governo é tomar a vaga do conselheiro Fernando Toledo (PSDB).
O Governador vai segurar essa nomeação até quando puder, fará política. E um dos nomes que já começa a ser ventilado é o do deputado federal Ronaldo Lessa, o qual Renan Filho quer de volta ao seu lado e com essa jogada Renan resolveria uma grande equação política.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Imagens flagram assaltante roubando mulher em rua do Salvador Lyra

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida

Maragogi é referência em Alagoas com programa “Melhor em Casa”
