Blog do Tinho
Vamos Subir a Serra: JHC destinou 300 mil reais para projeto que celebra o mês da Consciência Negra

O Deputado Federal por Alagoas, João Henrique Caldas (JHC/PSB), foi um dos parceiros da segunda edição do projeto Vamos Subir a Serra, que teve início na última quarta-feira (14), com o propósito de preparar a comunidade para a subida da Serra da Barriga e envolveu exposições artísticas, apresentações culturais, palestras, mesas redondas e feiras de produtos afro e quilombolas.
JHC destinou emenda no valor de 300 mil reais para a iniciativa, que é idealizada pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e realizado em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Fundação Cultural Palmares. O evento aconteceu entre 14 e 19 de novembro em Maceió com parte da programação na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
“De forma inédita garanti recursos para um projeto inovador, que dá outra roupagem à nossa história cultural. Este é um mês da Consciência Negra especial, porque além de celebrar uma das mais importantes datas de Alagoas, pude apoiar o projeto VAMOS SUBIR A SERRA. Ano que vem estarei mais uma vez nessa ação e quero torná-la referência nacional”, garantiu JHC.
O Vamos Subir a Serra agregou na programação o tradicional Saurê Palmares, ação realizada pela Fmac desde 2013 em celebração ao Mês da Consciência Negra. Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, o evento é uma reunião de diversas naturezas para saudar a importância da Serra da Barriga.
Composta por atividades específicas e inovadoras, elaboradas para dar evidência ao episódio histórico da luta pela liberdade no solo sagrado do Quilombo dos Palmares, a segunda edição do Vamos Subir a Serra proporcionou à comunidade local e à sociedade a visão de que o Marco da Consciência Negra, para além de data comemorativa, deve ser um momento de reflexão.
A Serra da Barriga foi declarada patrimônio cultura do Mercosul de 2017. Para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, Alagoas foi o local onde houve a maior resistência à escravidão do Brasil e abrigou o maior quilombo do mundo, o Quilombo dos Palmares. “O Vamos Subir a Serra é muito importante para que as pessoas conheçam a Serra da Barriga e saibam que aquele lugar é sagrado e é símbolo de resistência dos antepassados dessa sociedade”, destacou.
Missão Maceió-Benin
A programação também contou com a exposição Benigno Benin, do artista visual Francisco Oiticica, um dos sete membros da delegação capitaneada pelo presidente da Fmac, Vinícius Palmeira. O grupo esteve em missão cultural de 10 dias em Benin, país africano localizado às margens do Golfo da Guiné, um dos maiores contribuidores para a formação étnica de Alagoas. Nas palavras do presidente, a exposição está “cheia de vivacidade e das cores do Benin”.
Uma das mesas do Vamos Subir a Serra tratará justamente do relato da viagem, feito pelos membros da delegação. “Será uma apresentação das emoções e das impressões de cada um dos membros da delegação. A intenção é vincular, cada vez mais, Maceió ao Benin”, complementou Vinícius Palmeira.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar
