Politicando
João Caldas se filia ao Avante para disputar prefeitura de Ibateguara
Sem apoio do atual prefeito, ex-deputado tentará voltar ao cargo que já ocupou na década de 80.
O ex-deputado federal João Caldas vai reiniciar a trajetória que teve na política em Alagoas. Ele se filiou ao Avante para disputar a prefeitura de Ibateguara, município onde já foi vereador e prefeito. Já o atual gestor, irá apresentar um nome pelo MDB para entrar na disputa com o apoio da máquina pública municipal.
Pai do deputado federal JHC (PSB) e esposo da ex-prefeita Eudócia, João Caldas irá concorrer ao cargo que já ocupou na década de 80 sem o apoio do grupo situacionista, comandado pelo atual prefeito e presidente do Avante no município, Geo Cruz – que está em seu segundo mandato.
Informações dão conta de que João Caldas trabalha um acordo político para que Geo Cruz indique o vice-prefeito na chapa encabeçada por ele. A base do suposto acordo seria a saída de Caldas da prefeitura em 2022 para disputar o cargo de deputado estadual. Vale destacar que Cruz foi o vice-prefeito nas duas gestões de Eudócia Caldas.
Caso o acordo seja firmado entre Caldas e Cruz, Dra Edja é o nome que aparece melhor avaliado em pesquisas de consumo interno. Sua candidatura pode fazer com que a disputa pela prefeitura seja acirrada.
TRAJETÓRIA POLÍTICA DE JOÃO CALDAS
Em Ibateguara, João Caldas sempre foi o mais votado, independente do cargo que disputou. Em 2018, por exemplo, quando foi candidato a deputado estadual, obteve 2.148 votos, correspondentes a 30% do eleitorado local.
João Caldas já ocupou cargos importantes no Estado. Presidiu a União de Vereadores de Alagoas (UVEAL) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), foi secretário estadual de Agricultura, além de mandatos como deputado estadual e federal.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
