João Caldas denuncia corrupção no Tribunal de Contas; confira o vídeo
O deputado Federal João Caldas (SD-AL) proferiu na quarta-feira, 16, um forte discurso no qual denunciou atos de corrupção eleitoral praticado pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
Ao ocupar a tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado alagoano afirmou que o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas virou um comitê eleitoral!
Caldas denunciou que o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas “está usando o Tribunal de Contas descaradamente, pressionando Prefeitos, Vereadores e cooptando pela força da corrupção os Prefeitos e Vereadores, pressionando empresas e recebendo dinheiro de empresas”.
Segundo o deputado, a prática constitui crime eleitoral. E anunciou que estará acionando a Polícia Federal, o Ministério da Justiça, a CGU e o próprio Tribunal de Constas da União, para tomarem as devidas providências e investiguem “para ver qual o conluio que há entre esses Prefeitos e Prefeituras que estão sendo cooptadas, quais são os crimes que eles estão praticando para estarem dentro do Tribunal de Contas”, se são realmente forçados a dar dinheiro para campanha eleitoral.
Alegou que prefeitos, presidentes de Câmara e Vereadores estão sendo pressionados. São chamados ao TCE e ameaçados. “Se não derem 500 votos, 1000 votos ao filho do Presidente do Tribunal de Contas, o Tribunal de Contas passa a perseguir o Prefeito e o estraçalha”. Os Prefeitos estão sendo pressionados e estão todos com muito medo, principalmente, por acharam que a impunidade ao TCE prevalecerá mais uma vez. Mas nós não iremos deixar que saiam impunes dessa vez”, afirmou João Caldas.
Caldas disse que é preciso dar um basta nesse esquema de extorsão e de achaque ao dinheiro público e que “chega de malandragem desse Presidente do Tribunal de Contas, que está pressionando, assaltando as prefeituras e os empresários do Estado de Alagoas” atestou.
Veja o vídeo clicando aqui
O presidente do Tribunal de Alagoas, Cícero Amélio, emitiu uma nota em relação às denuncias do deputado federal João Caldas, em seu discurso sobre atos de corrupção eleitoral praticado pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Confira na integra:
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheiro Cícero Amélio da Silva, diante de algumas declarações, irresponsáveis, atribuídas ao suplente de deputado federal, João Caldas, veiculadas por setores da imprensa alagoana, torna público o seguinte:
- Determinou que sejam tomadas, de imediato, as providências cabíveis e necessárias no sentido de representar contra o citado suplente obrigando-o a provar o que, de forma leviana, alude conhecer;
- A representação mencionada deverá acontecer no âmbito da Justiça e perante, também, a Câmara dos Deputados, em Brasília.
Maceió, 17 de julho de 2014
Cícero Amélio da Silva
Presidente