João Caldas é condenado pelo MPF no esquema da "Máfia das Ambulâncias"

O ex-deputado federal João Caldas da Silva (PEN) e os empresários Darci José Vedoin e Luiz Antonio Trevisan Vedoin, envolvidos no esquema fraudulento conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, foram condenados, por improbidade administrativa, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que acolheu o recurso do Ministério Público Federal (MPF).
João Caldas também foi condenado à perda dos direitos políticos por 10 anos, além de ficar impossibilitado de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo mesmo período. O parlamentar está hoje na Câmara dos Deputados na condição de suplente e não conseguiu se eleger deputado estadual nas eleições de 5 de outubro último.
Em 2006, o MPF ingressou com ação civil pública de improbidade administrativa contra os réus, que foram condenados, em primeira instância, pela Justiça Federal em Alagoas. Entretanto, eles recorreram ao TRF5 e foram absolvidos pela Segunda Turma do tribunal.
No recurso, o MPF, apresentou evidências contundentes, compostas por documentos e depoimentos que demonstram a ocorrência do direcionamento das emendas orçamentárias expedidas por João Caldas em favor dos municípios envolvidos no esquema fraudulento.
Além disso, também é possível identificar, analisando-se os extratos de movimentação bancária do ex-deputado, pagamentos de propina por parte da Planam – empresa pertencente aos Vedoin –, para que houvesse manipulação das licitações em seu favor.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
