João Caldas é condenado pelo MPF no esquema da "Máfia das Ambulâncias"
O ex-deputado federal João Caldas da Silva (PEN) e os empresários Darci José Vedoin e Luiz Antonio Trevisan Vedoin, envolvidos no esquema fraudulento conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, foram condenados, por improbidade administrativa, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que acolheu o recurso do Ministério Público Federal (MPF).
João Caldas também foi condenado à perda dos direitos políticos por 10 anos, além de ficar impossibilitado de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo mesmo período. O parlamentar está hoje na Câmara dos Deputados na condição de suplente e não conseguiu se eleger deputado estadual nas eleições de 5 de outubro último.
Em 2006, o MPF ingressou com ação civil pública de improbidade administrativa contra os réus, que foram condenados, em primeira instância, pela Justiça Federal em Alagoas. Entretanto, eles recorreram ao TRF5 e foram absolvidos pela Segunda Turma do tribunal.
No recurso, o MPF, apresentou evidências contundentes, compostas por documentos e depoimentos que demonstram a ocorrência do direcionamento das emendas orçamentárias expedidas por João Caldas em favor dos municípios envolvidos no esquema fraudulento.
Além disso, também é possível identificar, analisando-se os extratos de movimentação bancária do ex-deputado, pagamentos de propina por parte da Planam – empresa pertencente aos Vedoin –, para que houvesse manipulação das licitações em seu favor.
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
