Blog do Roberto Ventura
Amadorismo, incompetência e a falta de organização levaram ao fracasso algumas convenções partidárias

Acompanhei nos últimos dias algumas convenções partidárias em cidades da zona da mata alagoana e confesso que fiquei perplexo com o que vi.
É bom lembrar que, convenção significa ato de coordenar, de organizar, de unir vários elementos, atividades, serviços, entretanto, não foi isso que presenciei em determinadas convenções as quais eu assisti.
O lançamento deve ser impactante, um momento de demonstração de força. Deve almejar a produção de um fato político marcante, que fique na memória do máximo possível de eleitores, que posicione a candidatura na disputa e que a torne a mais conhecida possível: sua imagem pessoal, suas ideias e suas propostas.
A presença de muitas pessoas é fundamental para dar a todos a ideia de uma campanha com chances de vitória e criar um clima de entusiasmo, confiança e motivação para trabalhar. Na convenção deve haver pessoas conhecidas, respeitadas, admiradas. Elas darão, com suas presenças, consistência à candidatura. Além de serem atrações, emprestam credibilidade, respeito e força política. O locutor deverá registrar o comparecimento dessas pessoas.
Convenções realizadas de forma amadoras, ineficientes, sem organização, sem comando e improdutivas, passam a ideia de perca de espaço e prestígio político, e que a candidatura não decolou ou não irá decolar. O Coordenador tem que ter capacidade política e organizacional. Entretanto, é bom lembrar que liderança não se impõe, se conquista. Ninguém é líder de si mesmo e nem é forte sozinho.
A convenção é a porta de entrada para uma campanha de sucesso, vitoriosa, ela retrata e diz como vai ser a campanha, seu volume, o estilo e a imagem do candidato e dizer para que ele veio.
Em uma convenção, o importante é elaborar previamente um planejamento. Uma convenção planejada tende a ser eficiente e passa para o eleitor otimismo, confiança, força e segurança de que aquele candidato, é organizado e poderá atender as suas expectativas. Convenção malfeita com erros graves compromete a imagem do candidato e pode inviabilizar uma candidatura.
A convenção do MDB em Messias foi um exemplo de eficiência. Nas ruas da cidade, até mesmo nas hostis oposicionistas não se falava em outra coisa. A convenção foi um grande sucesso e atingiu seus objetivos. Ela deu uma nova dinâmica a campanha de Adelmo Júnior, candidato apoiado pelo prefeito Luiz Emílio e pelo ex-prefeito Jarbinhas, servindo de exemplo de como se deve organizar e fazer uma convenção eficiente, mostrando para os eleitores que a candidatura de Adelmo Júnior estava definitivamente consolidada. Já em União dos Palmares, algumas convenções deixaram a desejar.
Despreparo, amadorismo, falta de organização e comando, convenções comandadas por pessoas leigas, despreparadas, levaram alguns candidatos a perderem pontos, deixando os eleitores e a população de orelha em pé e desconfiados.
Não há dúvidas de que em União dos Palmares, após as convenções, alguns candidatos ganharam pontos e significados importantes, e outros perderam espaços nessa corrida desenfreada rumo à prefeitura.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Eduardo Canuto na Secretaria de Esporte pegou aliados de JHC desprevenidos

Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto

Arapiraca realiza audiências públicas para revisão do Código Municipal de Meio Ambiente

Referência nacional, Arapiraca e Governo de Goiás trocam experiências nos métodos e práticas nas informações contábeis

Carro capotou em alta velocidade e levava oito pessoas em Arapiraca, entre elas crianças e gestante
