Associação repudia ameaças e vandalismo em Conselho Tutelar de Maceió
A entidade cobrou providências das autoridades de segurança pública e das instâncias administrativas para a responsabilização do autor das ameaças e para a implementação de medidas efetivas de proteção aos conselheiros tutelares e servidores
A Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL) divulgou, nesta terça-feira, uma nota de repúdio após episódios de ameaças e danos ao patrimônio registrados no Conselho Tutelar da Região VIII, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.
Segundo a entidade, um cidadão ameaçou verbalmente conselheiros tutelares e funcionários administrativos que estavam em expediente, além de danificar móveis e equipamentos da unidade. A ACECTAL destacou que os atos colocaram em risco a integridade física e a segurança dos profissionais responsáveis por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes.
A associação também criticou a ausência da Guarda Municipal no momento do ocorrido. De acordo com a nota, o serviço de segurança é disponibilizado apenas até as 14h, enquanto a sede do Conselho Tutelar funciona até as 18h, o que evidencia a necessidade de ampliação dos mecanismos de proteção institucional.
A entidade cobrou providências das autoridades de segurança pública e das instâncias administrativas para a responsabilização do autor das ameaças e para a implementação de medidas efetivas de proteção aos conselheiros tutelares e servidores. A ACECTAL ressaltou ainda que casos semelhantes de intimidação têm sido registrados em outras regiões do país, reforçando a urgência de políticas públicas voltadas à segurança desses profissionais.
Por fim, a associação reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes e com a garantia de condições seguras de trabalho para os integrantes da rede de proteção infantojuvenil.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Ministro do TSE rejeita recurso que pede cassação de Jorge Seif
Associação repudia ameaças e vandalismo em Conselho Tutelar de Maceió
Cibele Moura recebe Conselho Regional de Farmácia e debate piso salarial da categoria
Moradores bloqueiam AL-101 Norte em protesto por falta de água em Riacho Doce
Facção presta homenagens a suspeito morto em confronto com a Polícia Militar em Alagoas
Governo acerta pagamento de R$ 1,69 bilhão em emendas de anos anteriores
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
