Blog do Roberto Ventura
Educação em Messias é referência em Alagoas; contra fatos não há argumentos

Um governo que não investe em educação, não tem futuro, tem destino. Sem uma educação eficiente e de qualidade uma população estará fadada ao fracasso e jamais chegará ao desenvolvimento. Investir na educação é o primeiro passo para qualquer governante que seja responsável, que ama e quer o melhor para seu povo.
Em Messias, as conquistas no setor educacional vêm desde a gestão do ex-prefeito Jarbinhas, passando por Vânia Omena e, agora, com o prefeito Luiz Emílio.
Messias é referência em Alagoas quando se fala em educação. Isso é fato, e por mais que se queira negar, contra fatos não há argumentos.
“Sinto-me feliz e realizada em saber que temos colaborado ao longo desses anos com a educação e o aprendizado de nossa população; e mais ainda: ter a certeza que nossos jovens estão trilhando pelo caminho do sucesso e da realização profissional e saber que a população de Messias reconhece os avanços da educação em nosso município”, afirmou a secretária Nenci Omena.
Aquisição de transporte escolar, estrutura das escolas, esporte e lazer, ensaio e aprendizagem, atendimento de educação especializada. são algumas das várias ações implantadas pela Secretaria de Educação.
Outras ações são desenvolvidas através do Plano de Ações Articuladas: Programa Caminho na Escola, construção de uma Creche Fechada tipo C, reforma e Ampliação da Creche Maria Margarida de Omena; Escola de Tempo Integral Sandra Lúcia de Oliveira Silva, - em fase de acabamento -, que será uma das mais modernas do Nordeste.
No ano 2000, o índice de analfabetismo em Messias era assustador. 49,9%, ou seja, em cada 100 messienses, 49 não sabiam ler nem escrever. Esse era um grande desafio para Jarbinhas, Vânia e Luiz Emílio. Graças ao trabalho da secretária Nenci Omena e sua equipe, hoje, muitos jovens e adultos estão ingressando nas escolas, através do Programa Brasil Alfabetizado direcionado para pessoas não escolarizadas.
Uma das maiores conquistas na área educacional foi, sem dúvida, a meta alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que serve para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Messias ficou em 8º lugar em Alagoas e em primeiro no ranking da 12ª Gerência Regional de Ensino (GERE) que abrange as cidades de Rio Largo, Messias, Satuba, Santa Luzia, Coqueiro Seco, Pilar, Flexeiras, Joaquim Gomes e Novo Lino.
Messias conta com um ensino de qualidade e respeito. Hoje, se tem orgulho de estudar nas escolas do município. Daqui, saíram vários alunos e hoje estão em faculdades espalhadas por toda Alagoas.
O Centro Educacional Luiz de Amorim Leão (Cemlal), está sendo reformado e em 40 dias será entregue a população com toda a infraestrutura e condições para alunos, professores e demais profissionais da educação em nosso município. Outras escolas serão reformadas, a exemplo da Escola Maria Marluce, Serapião Calheiros.
Dizer que a educação em Messias não teve avanços é negar a si mesmo, é não enxergar a realidade, é querer confundir a população, é não querer reconhecer o quanto se fez por essa área que é uma das mais importantes no contexto de qualquer país, de qualquer governo, de qualquer administração.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo
