Politicando

Politicando

Politicando

Ex-deputado deve perder indicação da Secretaria de Prevenção à Violência em Alagoas

Carimbão não conseguiu reeleição em Brasília e obteve votação insuficiente para a Câmara de Maceió

18/02/2021 17h05 - Atualizado em 18/02/2021 17h05
Ex-deputado deve perder indicação da Secretaria de Prevenção à Violência em Alagoas

A reforma administrativa no governo de Alagoas irá mostrar o tamanho e a influência de muitos políticos do Estado. Para uns, o status de comandar uma importante secretaria mostrará grandeza. Para outros, a perda de espaços sinaliza o possível fim de uma carreira política.

O primeiro impacto no primeiro escalão do governador Renan Filho (MDB) será na troca de comando da secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV), criada no governo de Teotônio Vilela (PSDB) para atender insistentes pedidos do até então influente deputado federal Givaldo Carimbão (MDB).

Mas como se diz nos bastidores, “para político sem mandato é servido até café gelado”. Derrotado nas urnas nas últimas duas eleições, Carimbão deverá perder o comando da antiga Secretaria da Paz. O cargo deverá ser oferecido para outro político que possua maior expressão política e, principalmente, voto – que é o que de fato importa.

Carimbão foi deputado federal por cinco legislaturas e chegou a ter o filho “Carimbinho”, como deputado estadual. No entanto, em 2018 não conseguiu a reeleição, obtendo apenas 54.620. Em 2020, disputou o cargo de vereador por Maceió, mas também teve votação insuficiente: 2474 votos.

O filho, Carimbão Júnior, também não conseguiu ser reeleito em 2018 para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Conquistou 12.143 votos.

De acordo com informações de bastidores, Carimbão já recebeu a informação de que perderia o comando da SEPREV, e vem tentando agenda com o governador Renan Filho com o objetivo de reverter a situação.

Mas, sem mandato e sem voto, é pouco provável que as vésperas de uma eleição majoritária, Carimbão seja mantido como comandante de uma secretaria de Estado. A fila é grande em busca de espaços no governo. Agora, ele sai do início e passa para o final dessa fila, que é bastante longa.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos