Politicando
Aproximação com Renan afasta Humberto Martins da corrida por uma vaga no STF
Sabatina no Senado pode ser o último suspiro do alagoano contra indicado de Bolsonaro
O alagoano Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), era um dos nome cotados para assumir a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, a aproximação com o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB), o tirou da disputa, e o indicado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), passou a ser o advogado-geral da União, André Mendonça.
No passado, Calheiros foi o padrinho político de Humberto Martins, e essa informação foi suficiente para afastar de vez a possibilidade de o ministro ser indicado ao STF por Bolsonaro. Isso porque a atuação de Renan na CPI da Covid tem sido o motivo das maiores dores de cabeça do presidente da República.
Humberto Martins atendia a todos os requisitos para o cargo, inclusive, tinha fortes ligações com lideranças evangélicas, o que fez brilhar os olhos de Bolsonaro.
Embora Bolsonaro tenha escolhido André Mendonça, o advogado ainda precisa ser sabatinado no Senado Federal - território onde Calheiros ainda possui muita influência. Até o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, resiste a indicação do pai.
O último suspiro de Humberto Martins para o cargo de ministro do STF está no Senado Federal, onde, pela primeira vez, Renan Calheiros e Flávio Bolsonaro podem trabalhar juntos para a derrubada do nome de André Mendonça.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
