Politicando

Politicando

Politicando

Aproximação com Renan afasta Humberto Martins da corrida por uma vaga no STF

Sabatina no Senado pode ser o último suspiro do alagoano contra indicado de Bolsonaro

14/07/2021 17h05
Aproximação com Renan afasta Humberto Martins da corrida por uma vaga no STF

O alagoano Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), era um dos nome cotados para assumir a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, a aproximação com o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB), o tirou da disputa, e o indicado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), passou a ser o advogado-geral da União, André Mendonça.

No passado, Calheiros foi o padrinho político de Humberto Martins, e essa informação foi suficiente para afastar de vez a possibilidade de o ministro ser indicado ao STF por Bolsonaro. Isso porque a atuação de Renan na CPI da Covid tem sido o motivo das maiores dores de cabeça do presidente da República.

Humberto Martins atendia a todos os requisitos para o cargo, inclusive, tinha fortes ligações com lideranças evangélicas, o que fez brilhar os olhos de Bolsonaro.

Embora Bolsonaro tenha escolhido André Mendonça, o advogado ainda precisa ser sabatinado no Senado Federal - território onde Calheiros ainda possui muita influência. Até o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, resiste a indicação do pai.

O último suspiro de Humberto Martins para o cargo de ministro do STF está no Senado Federal, onde, pela primeira vez, Renan Calheiros e Flávio Bolsonaro podem trabalhar juntos para a derrubada do nome de André Mendonça.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos